sábado, 21 de abril de 2012

Epic em Ponta Delgada, Island Sky na Graciosa e Sea Cloud II em Angra


Nesta sábado registaram-se 3 escalas de navios de cruzeiro no arquipélago dos Açores. O grande destaque, claro está, foi para nova presença (a terceira) do Norwegian Epic em Ponta Delgada. Este é ainda o único porto Português que "conhece" o Epic.

O navio almirante da companhia Norwegian Cruise Line esteve nas Portas do Mar entre as 09h00 e as 18h00, encontrando-se em viagem transatlântica entre Miami e Barcelona, incluindo o seu roteiro apenas a visita a Ponta Delgada. A bordo seguem 2147 passageiros, servidos por 1762 tripulantes. Em Ponta Delgada embarcaram cerca de 20 passageiros portugueses para o que resta da viagem.


Webcam Norwegian Epic - Fonte: NCL

Inaugurado em Junho de 2010, foi construído na França pelos estaleiros Chantiers de L’Atlantique, agora designados STX Europe. Mede 325 metros de comprimento, 40,5 metros de largura, 8,7 metros de calado, desloca 155 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 4400 turistas e 1730 tripulantes. Com 15 decks para passageiros, tem um total de 2100 cabines, das quais 1415 são exteriores com varanda e 685 interiores simples. Nota de realce para os 128 quartos single, bem como espaços de convívio específicos para passageiros que viajam sozinhos. Saiba mais sobre este gigante dos mares aqui.
Ainda este ano, o Norwegian Epic volta a Ponta Delgada, mais precisamente a 25 de Outubro.
No porto da Praia da Graciosa o Island Sky efectuou a sua primeira escala após iniciar o seu primeiro cruzeiro nos Açores com lotação praticamente esgotada (cerca de 100 passageiros). 


Esta escala decorreu sensivelmente entre as 07:30 e as 18:00. Furna do Enxofre, Bird Watching e navegação em Zodíacos junto Baía da Folga eram algumas das actividades previstas para os turistas. Seguem-se escalas amanhã no Corvo e Flores.

Por seu turno, o Sea Cloud II esteve hoje novamente em Angra do Heroísmo entre as 08:00 e as 17:00 de onde partiu para o seu último porto de escala nos Açores, o de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria. Nesta escala na cidade Património Mundial repetiram-se as excursões efectuadas aquando do primeiro cruzeiro (reveja aqui).
 
Este é um Sábado em cheio para os entusiastas de navios de cruzeiro das nossas ilhas. A juntar o facto de hoje terem visitado o Norwegian Epic cerca de 30 associados do Azores Cruise Club.


Um outro aspecto com esta visita prende-se com uma iniciativa dos oficiais do navio que, em parceria com a Portos dos Açores, SA e Bensaúde Shipping. Por volta das 12h00 realizou-se uma cerimónia nos jardins da avenida marginal (frente ao Hotel S. Pedro), cerimónia essa relativa à comemoração do Dia da Terra. 


A mesma consistiu na plantação de 10 árvores e colocação de placa alusiva no local por parte das entidades envolvidas. No dia 24, o navio Norwegian Spirit irá plantar outras árvores no mesmo local.

Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.

Sem comentários: