terça-feira, 24 de abril de 2012

Norwegian Spirit em Estreia com Voyager Of The Seas


Ponta Delgada voltou a receber hoje dois grandes navios de cruzeiro em simultâneo. Voyager of the Seas e Norwegian Spirit trouxeram à cidade e à ilha um colorido e movimentação diferente, contribuindo para tal a presença de cerca de 4000 passageiros e 2150 tripulantes.
  
 

Por volta das 07h30 verificou-se o regresso a Ponta Delgada do Voyager of the Seas às Portas do Mar. Este é um navio que nos tem visitado com regularidade e que se encontra a efectuar uma viagem transatlântica entre New Orleans e Barcelona, incluindo o seu roteiro paragens em Ponta Delgada, Málaga e Cartagena. A partida deste emblemático navio da Royal Caribbean deu-se pelas 17h10.


Inaugurado em Novembro de 1999, foi construído na Finlândia pelos estaleiros Kvaerner Masa-Yards, em Turku. Tem 311m de comprimento, 38.6m de largura, 8.8m de calado, desloca 137 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3838 hóspedes e 1176 tripulantes.



Depois do Voyager of the Seas, coube ao Norwegian Spirit completar o duo de navios previstos para este dia 24 de Abril. A sua chegada deu-se pelas 09h00, tendo partido pelas 18h00. A bordo (dados do agente de navegação Bensaúde Shipping) seguem 1253 passageiros e 968 tripulantes.


Inaugurado em Outubro de 1998, foi construído nos estaleiros Mayer Werft e é pertença da Norwegian Cruise Line. Começou a sua carreira ao serviço da Star Cruises, parceira da Norwegian, com a designação SuperStar Leo e esteve durante alguns anos a fazer cruzeiros no sudeste asiático. Com 268m de comprimento, 32m de largura e 7,9m de calado, desloca 75,338 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para transportar 2475 passageiros e 1180 tripulantes.

 

Esta foi a escala inaugural do Norwegian Spirit nos Açores, aquando do seu reposicionamento na Europa, algo que acontece pela primeira vez com este navio. Proveniente de Miami tem como destino Barcelona, porto base para a temporada de verão que vai efectuar no mediterrâneo. 


À partida, ambos os navios (inclusive o Voyager of the Seas, longe de ser uma estreia por cá) foram saudados com jactos de água pelo rebocador Pêro de Teive. Ambos os navios retribuíram com trocas de buzinadelas.
Tratando-se de uma escala inaugural, a Direcção do ACC, a convite do Agente de Navegação (Bensaúde Shipping), esteve presente na cerimónia de boas-vindas que decorreu a bordo do Norwegian Spirit. Coube António Simas, da direcção do ACC, representar o clube, juntamente com as restantes entidades (Portos dos Açores S.A., Comandante do Porto de Ponta Delgada, Agente de Navegação).

 

Pelo facto de estarmos presentes nesta cerimónia, muito agradecemos a diligência, disponibilidade e simpatia da Agência de Navegação da Norwegian Cruise Line em Ponta Delgada, a empresa Bensaúde Shipping, na pessoa de António Rebelo, que possibilitou tal privilégio.


Mais um dia diferente na cidade de Ponta Delgada a juntar o facto de hoje terem visitado o Norwegian Spirit cerca de 30 associados do Azores Cruise Club. 

Um outro aspecto com esta escala prende-se com uma iniciativa dos oficiais do navio, em parceria com a Portos dos Açores, SA e Bensaúde Shipping. Durante a tarde realizou-se uma cerimónia nos jardins da avenida marginal (em frente ao Hotel S. Pedro), cerimónia essa relativa à comemoração do Dia da Terra, à semelhança da que ocorreu no passado dia 21 com os oficiais do Norwegian Epic.  

A mesma consistiu na plantação de árvores e colocação de placa alusiva no local por parte das entidades envolvidas. A iniciativa partir da Norwegian Cruise Line, que tem assumido ao longo dos últimos anos várias políticas de responsabilidade ambiental na sua frota, tendo inclusive ganho vários prémios (ver aqui).
Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.

Sem comentários: