segunda-feira, 9 de abril de 2012

Nieuw Amsterdam em estreia na Horta


Os dias 9 e 10 de Abril, respectivamente na Horta e Ponta Delgada, assinalam a estreia do Nieuw Amsterdam, navio-almirante da centenária companhia Holland America Cruise Line. Nesta segunda-feira a chegada do Nieuw Amsterdam  à cidade da Horta deu-se pelas 07h00, dando início a um autêntico dia de São Vapor. O navio esteve fundeado junto à cidade-mar até cerca das 17:00, zarpando rumo a Ponta Delgada.

Inaugurado pela princesa Máxima a 4 de Julho de 2010, foi construído nos estaleiros Fincantieri, seguindo os parâmetros da classe Signature.  Com 285m de comprimento, 32m de largura, possui 7,8m de calado e desloca 86,273 toneladas de arqueação bruta a uma velocidade máxima de 23,9 nós. Com lotação máxima para 2106 passageiros e 929 tripulantes, possui 11 decks para passageiros, com um total de 1052 cabines, 897 das quais com vista para o exterior e apenas 155 interiores. As referidas escalas nas duas ilhas açorianas constam de um itinerário que liga Ft. Lauderdale a Barcelona, incluindo ainda o seu roteiro paragens em Lisboa, Portimão, Cádiz e Málaga. 

Habitual visitante do nosso arquipélago, a Holland America Line tem vindo a reforçar as suas escalas nos Açores, tornando a nossa Região num ponto de referência das suas rotas transatlânticas e, à semelhança de outras operadoras, continua apostada em cá trazer os seus principais navios de cruzeiro. 


A título de curiosidade refira-se que Nieuw Amsterdam foi o nome original de uma cidade que mais tarde ficaria eternizada como Nova Iorque.

 

Para a história desta estreia na Horta e nos Açores ficam os registos gentilmente cedidos por Miguel Nóia, de todos os ângulos possíveis! O nosso muito obrigado ao autor.



O Sea Cloud II com duas escalas, ambas em overnight, é o próximo navio de cruzeiros a escalar o porto da Horta já nos próximos dias 12 e 13, 19 e 20 de Abril. O próximo navio de grande porte a fundear junto à ilha do Faial será o Oriana da P&O, a 1 de Junho.

Participe e envie-nos as fotos desta escala para cruzeirospdl@gmail.com.

Holland America Line
Informação Adicional (Wikipédia EN)

1 comentário:

josé gomes disse...

É pena que a obra do novo cais de passageiros da horta não tenha sido pensada numa visão para o futuro para alêm do novo cais para os cruseiros do triângulo grupo central e o novo cais devia ser preparado para receber os trâns-Atlânticos mas é uma tristeza essa obra que nunca deveria ser alterada e pior ainda ficou um mamarracho atrofiado deficultará futuramente o desempenho dos barcos e como o mal nunca vêm só está condenada e está no anonimáto nos serviços secretos do governo regional ninguêm do governo sabe como vão as obras muito menos os faialênses.Mas é assim que foncionam as obras no faial.