terça-feira, 12 de abril de 2022

WORLD EXPLORER e ROYAL CLIPPER em PONTA DELGADA

 

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar terá amanhã, dia 13, as escalas dos navios de cruzeiros ROYAL CLIPPER e  WORLD EXPLORER, o primeiro em travessia transatlântica e o segundo num itinerário por algumas ilhas do nosso arquipélago.

A referencia natural vai para a escala inaugural do WORLD EXPLORER, um dos navios de cruzeiros do armador nacional Mário Ferreira, e que se encontra fretado pela agencia Rivages du Monde, uma empresa francesa dedicada aos cruzeiros fluviais e oceânicos.

Esta escala está inserida no primeiro de três itinerários idênticos de 9 noites que o navio está a fazer a partir da cidade do Funchal,  e que para além de Ponta Delgada contempla escalas na Praia da Graciosa, Horta, Lajes do Pico e Vila do Porto. Este primeiro cruzeiro teve o seu inicio no dia 10 e irá terminar no dia 18 naquela cidade madeirense, data em que se irá iniciar novo cruzeiro idêntico.

O WORLD EXPLORER foi construído nos estaleiros da WestSea em Viana do Castelo em 2019, sendo o primeiro de uma série de sete navios encomendados por aquele armador português, que entretanto já recebeu igualmente o World Voyager e o World Navigator.

O navio apresenta 126 metros de comprimento, 25 metros de boca e possui um calado de 4.7 metros. A sua capacidade de alojamento é de 200 passageiros e 130 tripulantes. Neste primeiro itinerário o navio transporta cerca de 100 passageiros e 120 tripulantes.

Sobre o WORLD EXPLORER podemos afirmar de que estamos perante mais um interessante e luxuoso navio de cruzeiro de pequenas dimensões e dedicado a um segmento de mercado elevado e de alto poder económico, habituado ao luxo, aonde a excelência e a qualidade do serviço se alia a um design de interiores muito bem concebido e, desenvolvido em Portugal.

O WORLD EXPLORER tem a sua chegada agendada para as 08H00 e deverá partir pelas 23H00 com destino à Praia da Graciosa, segundo porto de escala neste cruzeiro por algumas ilhas do nosso arquipélago.

O outro visitante do dia é o ROYAL CLIPPER, considerado o mais rápido veleiro de cruzeiros da atualidade.

Pertença da companhia monegasca Star Clippers, o navio está a realizar um cruzeiro “eastbound” entre Bridgetown nos Barbados e Lisboa, que incluiu somente esta paragem em Ponta Delgada. 

 Construído nos estaleiros holandeses De Merwede, tem como principais características 134 metros de comprimento, 16,5m de boca, 5,6 metros de calado e 5 mil toneladas de arqueação bruta. Destaque para os seus imponentes 5 mastros e respetivas 42 velas, para o seu casco azul e branco e para a beleza que todo este conjunto de características proporciona. As 42 velas, com uma área de 5 mil metros quadrados, permitem-lhe uma velocidade de mais de 20 nós, sendo os mastros operados por sistemas hidráulicos, orientados a partir da ponte de comando.

Os seus interiores são muito luxuosos e acolhedores, com madeiras da melhor qualidade, proporcionando um ambiente muito intimista entre passageiros e tripulantes.


Segundo as informações da Albano de Olveira, Sucr, agentes da Star Clippers nos Açores o navio tem a bordo 109 passageiros e 107 tripulantes, antecipou a sua chegada para as 22H30 de hoje, prevendo-se que a sua saída aconteça pelas 22H00.  

  
fotos : André Moura, Antonio Simas, Manuel Botelho, Bruno Rodrigues, Antómio Silva, Star Clippers, Net
texto : António Silva/Azores Cruise Club

 

Sem comentários: