sábado, 2 de abril de 2022

BRITANNIA de regresso a Ponta Delgada

O Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar vai receber na próxima segunda-feira, dia 4 de Abril, a escala do navio de cruzeiros Britannia da operadora inglesa P&O. 

Este mediático navio está a realizar um cruzeiro de 13 noites que liga as Caraíbas ao Reino Unido, mais precisamente Bridgetown a Southampton, com escalas em Castries em Sta Lucia, Basseterre em St Kitts e St Johns na Antigua. 

Construído nos estaleiros Fincantieri, o Britannia tem capacidade para acomodar 3611 passageiros em ocupação normal e  1390 tripulantes. Possui 330 metros de comprimento, 44 metros de boca, 70,77 de altura e 8,3 de calado, disponibiliza 15 decks para passageiros.

O navio dispõe de 1837 cabinas, e foi na altura a primeira vez que um navio da P&O Cruises disponibilizava somente camarotes com varanda dos quais 64 são suites muito luxuosas e csmsrotes interiores, dos quais 27 são camarotes individuais. 

Neste cruzeiro transatlântico o navio tem a bordo 1563 passageiros e 1180 tripulantes. 

Este gigante dos mares foi batizado pela Rainha Elizabeth em Southampton  a 10 de Março de 2015, sendo na altura o maior navio de cruzeiros alguma vez mandado construir para o mercado britânico de passageiros até à chegada do Iona da mesma operadora.

A bordo, estão disponíveis áreas únicas e exclusivas. Por exemplo a gastronomia a bordo conta com chefes como James Tanner, Antonio Carluccio, Paul Rankin e Pierre Koffman. Ainda no mundo da gastronomia, o conhecido especialista em doçaria Eric Lanlard tem a sua própria pastelaria a bordo, e o conhecido chefe de cozinha Marco Pierre White tem igualmente o seu próprio restaurante a bordo, sendo que esta área já existia a bordo dos navios Azura e Ventura.

Relativamente a mais áreas do navio, destaque para o teatro com capacidade para 936 lugares, bem como 4 piscinas, uma piscina dedicada aos mais jovens. Também destacável, mas no exterior do navio, é a “Union Flag” a bandeira britânica que está desenhada na proa do navio e que mede 94 metros de comprimento.

O design exterior do navio anunciado e com inicio de construção em 2013. seguiu os traços do navio Royal Princess, entregue em 2013 à Princess Cruises, sendo que o Britannia está vocacionado para os gostos do mercado de passageiros britânico. Tal como o refere a sua operadora P&O Cruises, o Britannia é um navio inspirado pelo passado, mas desenhado para o futuro.

Segundo os dados disponibilizados pela Bensaúde Shiping, agentes da P&O nos Açores o navio tem a sua chegada agendada para as 07H00, estando a partida com destino a Southampton marcada para as 17H30.

fotos : Antonio Silva, P&O
texto : António Silva/Azores Cruise Club

 


Sem comentários: