quarta-feira, 20 de abril de 2022

NATIONAL GEOGRAPHIC ISLANDER II em escala inaugural em Ponta Delgada

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber no próximo fim de semana a escala do navio de cruzeiros de expedição NATIONAL GEOGRAPHIC ISLANDER II da operadora norte americana Lindblad National Geographic Cruises. O navio encontra-se em viagem de reposicionamento entre Fredderikshavn na Dinamarca e as ilhas Galápagos localizadas no Pacifico mas pertencentes ao Equador, aonde ficará sediado para a partir de Agosto iniciar os cruzeiros de expedição naquela Zona.
Foi construído nos estaleiros Flender Werft em Lübeck, Alemanha em 1988/1989 como Aurora I, mas só ficou concluído em 1991. Em 1994 foi adquirido pela Star Cruises. e alterou o seu nome para Megastar Taurus até 2015 quando foi adquirido pela Crystal Cruises  passando a chamar-se Crystal Esprit. Finalmente no inicio do ano foi adquirido pela Lindblad Expeditions que alterou o seu nome para o atual.

O navio apresenta 3370 toneladas de arqueação bruta, 85 metros de comprimento, 17 metros de boca e 3,7 metros de calados. Tem capacidade para alojar 48 passageiros nas suas 26 luxuosas suites distribuídas por 2 dos seus 5 decks e, igual numero de tripulantes. 

Projetado para exploração ativa, o National Geographic Islander II carrega uma frota de caiaques e pranchas de stand-up paddle, um Zodiac com fundo de vidro personalizado e uma flotilha de versáteis Mark V Zodiacs, permitindo que todos os seus passageiros possam explorar ao mesmo tempo . Entre os tripulantes encontram-se diversos especialistas em expedições, entre os quais um especialista submarino, um instrutor de fotografia certificado e educadores de campo treinados que administram o programa da família National Geographic Explorers.
De salientar que os itinerários de 7 dias àquelas famosas ilhas custam em média entre os USD 6000 e os USD 7.330 consoante o itinerário ser de 7 ou 10 dias.
Muito embora o navio viaje sem passageiros, não deixa de ser uma oportunidade única  podermos ver e apreciar em Ponta Delgada este interessante e luxuoso navio de expedições, que dificilmente voltará a passar por estas paragens nos próximos tempos.. 
Muito embora na JUP de Ponta Delgada a chegada do National Geographic Islander II esteja anunciada para as 08H00 do próximo domingo, dia 24, o ETA do mesmo indica as 17H00 do dia 23 pelo que vamos ficar a aguardar alguma posterior informação.

fotos : Lindblad Expeditions
texto : António Silva


Sem comentários: