sábado, 23 de abril de 2022

NIEUW STATENDAM, BOREALIS e NATIONAL GEOGRAPHIC ISLANDER II amanhã em PONTA DELGADA

 

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber amanhã, dia 24,  as escalas dos navios de cruzeiros NIEUW STATENDAM e BOREALIS, este último em escala inaugural.

O NIEUW STATENDAM visita Ponta Delgada no âmbito de um cruzeiro "eastbound" iniciado em Fort Laudardale, porto base da Holland America Line no passado dia 17 de Abril e, para alem da paragem nesta cidade contempla escalas em Ceuta em Marrocos, Cádis, Málaga e Alicante, antes da sua chegada a Barcelona no próximo dia 1 de Maio.

Este luxuoso navio iniciou atividade a 6 de dezembro de 2018 sendo o segundo navio da "Pinacle Class" construído para a HAL. À semelhança da maioria dos navios da Holland America Line, coube aos estaleiros italianos de Fincantieri a concretização de mais este projeto. Possui cerca de 100 mil toneladas de arqueação bruta, 297 metros de comprimento, 35 metros de boca e 8 metros de calado, com capacidade para acomodar 2600 passageiros e 1100 tripulantes.  A madrinha do navio foi a conhecida apresentadora televisiva/atriz norte-americana Oprah Winfrey.

Segundo informação da CMJ Rieff, agentes da HAL nos Açores o navio transporta neste cruzeiro 1514 passageiros e 1037  tripulantes. Preve-se que o navio faça as manobras de amarração pelas 08H00, devendo rumar a Ceuta, próximo porto de escala pelas 20 horas.

O outro navio a visitar Ponta Delgada neste dia é o BOREALIS, um dos navios adquiridos em 2020 pela Fred Olsen Cruise Lines à Holland America Lines. Esta primeira escala nesta cidade está inserida num interessante cruzeiro de 17 noites denominada pela companhia "17 Nights Whales & Volcanoes of Iceland & Azores" e para além desta escala em Ponta Delgada contemplou uma escala no dia de ontem à cidade da Praia da Victória. Depois desta paragem na nossa ilha o navio segue rumo à Islândia com escalas em Reykjavik, Isafjord. Akureiri e Eskifjordur, regressando depois a Liverpool no dia 6 de Maio.

O BOREALIS foi construído entre 1996 e 1997 nos estaleiros italianos de Fincantieri em Trieste para a HAL como Rotterdam, nome que ostentou até 2020 quando foi adquirido pela actual operadora. 

Possui 61.850 toneladas de arqueação bruta e tem como dimensões 237,7 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 8,2 metros de calado. Dispõe de 10 Decks de areas publicas aonde se encontram os 702 camarotes com capacidade para alojar 1360 passageiros. A sua tripulação é constituída normalmente por 615 tripulantes.

Segundo a Bensaúde Shipping, agentes da Fred Olsen nos Açores o Borealis transporta 695 passageiros e 617 tripulantes, estando a sua chegada prevista para as 8:00 da manhã e partindo pelas 18:00.

O terceiro navio a passar em Ponta Delgada amanhã é o NATIONAL GEOGRAPHIC ISLANDER II, um pequeno mas luxuoso navios de cruzeiros de expedição da operadora norte-americana Lindblad National Geographic Cruises. O navio encontra-se em viagem de reposicionamento entre Fredderikshavn na Dinamarca e as ilhas Galápagos, aonde ficará sediado para a partir de Agosto inciar os cruzeiros de expedição naquela Zona
Foi construído nos estaleiros Flender Werft em Lübeck, Alemanha em 1988/1989 como Aurora I, mas só ficou concluido em 1991. Em 1994 alterou o seu nome para Megastar Taurus. Em 2015 foi adquirido pela Star Cruises passando a chemar-se Crystal Espirit. Finalmente no inicio do ano foi adquirido pela actual operadora alterando o nome para o actual.
Este interessante navio apresenta 3370 toneladas de arqueação bruta, 85 metros de comprimento, 17 metros de boca e 3,7 metros de calados. Tem capacidade para alojar 48 passageiros nas suas 26 luxuosas suites distribuídas por 2 dos seus 5 decks e igual numero de tripulantes. 
Projetado para exploração ativa, o National Geographic Islander II carrega uma frota de caiaques e pranchas de stand-up paddle, um Zodiac com fundo de vidro personalizado e uma flotilha de versáteis Mark V Zodiacs - para que todos possam explorar ao mesmo tempo. O navio transporta cinco funcionários da expedição, entre eles o líder da expedição, especialista submarino, instrutor de fotografia certificado e educadores de campo treinados que administram o programa da família National Geographic Explorers.
Segundo a CMJ Rieff, agentes da Lindblad,  a bordo encontram-se 3 passageiros e 37 tripulantes estando a sua chegada marcada igualmente as 08:00, devendo permanecer em Ponta Delgada até ás 18:00.
Prevê-se assim um domingo bastante animado em Ponta Delgada com largas centenas de passageiros e tripulantes a dar um colorido à mesma.

fotos : Manuel Botelho, António Simas, HAL,FOCL, Lindblad, Wikipédia
texto : António SIlva / Azores Cruise Club

Sem comentários: