sexta-feira, 29 de abril de 2022

NORWEGIAN GEM de regresso a Ponta Delgada

Depois de alguns anos sem passar em Ponta Delgada o navio de cruzeiros NORWEGIAN GEM estará nesta cidade amanhã, dia 30, numa escala integrada num cruzeiro transatlântico de 15 noites  que liga as cidades de New York e Civitavechia em Italia e que, inclui paragens em Lisboa, Málaga, Valencia e Barcelona em Espanha, Cannes em França e Livorno em Itália antes da sua chegada a Civitavecchia no próximo dia 9 de Maio.

Construído nos famosos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenbourg na Alemanha em 2007,foi o último a ser construído nos moldes do projecto da "Jewel Class" para a Norwegian Cruise Lines, depois do Norwegian Jewel, Pride of Hawai (actualmente Norwegian Jade) e Norwegian Pearl.

O Norwegian Gem é um navio que apresenta linhas elegantes e equilibradas, tendo como característica técnica relevante a existência de dois “Azipods” como propulsionadores, que facilitam toda a manobra do navio. Para além deste facto, outras vantagens deste sistema residem na redução drástica, quer ao nível de trepidação na parte traseira do navio, quer ao nível da insonorização. 

O navio apresenta 294 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e um calado de 8,2 metros. Possui 93.530 toneladas de arqueação e tem capacidade para alojar 2394 passageiros em ocupação normal, sendo a sua tripulação composta normalmente por 1100 elementos.

Como já começa a ser hábito em algumas companhias de cruzeiros, o Norwegian Gem tem o casco pintado com várias pedras preciosas, seguindo a óbvia relação ao nome – Gem, aliás  acontece o mesmo com os outros navios desta companhia, ou seja, consoante o nome temos uma pintura correspondente. 

Na sequência desta situação inovadora no exterior do navio, também os seus interiores primam por uma dinâmica de cor claramente exuberante e profusa. Para alguns até demais, o que, claramente indicia um apelo a um público mais jovem e ativo, que procura ambientes típicos dos cruzeiros para as grandes massas. Casinos, bares, muita musica, cor e muita diversão são os predicados que aqui se podem encontrar. Para isso o navio dispõe de 11 restaurantes de muitas especialidades, 13 bares, 4 piscinas, um das quais para os mais novos, 6 jacuzzis, e diversos espaços para a pratica de desporto, Teatro e Discoteca.  

Segundo informação da CMJ Rieff, agentes da companhia nos Açores, neste itinerário o navio transporta 923 passageiros e tem a bordo 978 tripulantes. A sua chegada está agendada para as 07:00, devendo partir pelas 16H00. 

fotos : Norwegian Cruise Lines
Texto: António Silva/ Azores Cruise Club


Sem comentários: