terça-feira, 26 de abril de 2022

CELEBRITY CONSTELATION e HANSEATIC SPIRIT hoje em Ponta Delgada

Ponta Delgada recebe hoje, dia 26  a visita dos navios de cruzeiros Celebrity Constelation e Hanseatic Spirit, este ultimo em escala inaugural.

O CELEBRITY CONSTELATION, um dos navios da famosa operadora norte-americana Celebrity Cruises, companhia subsidiária do grupo Royal Caribbean International, encontra-se num cruzeiro transatlântica denominado pela companhia "15 Nights Azores & Spain Transatlantic",  iniciado em Tampa na Flórida no passado dia 18, no qual incluiu no seu roteiro paragens em Ponta Delgada, Cádis, Málaga, CArtagena e Valência antes da sua chegada ao porto de Barcelona no próximo dia 3 de Maio.

Inaugurado em Março de 2001, foi construído em França nos conhecidos estaleiros Chantiers de L’Atlantique, sendo o quarto e último navio da "Millenium Class" construído para a Celebrity Cruises.

Com 294 metros de comprimento, 32.2 metros de largura e 8 metros de calado, possui 90.280 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2450 passageiros e 999 tripulantes. Dispõe de 11 decks para passageiros, e um total de 957 camarotes, das quais 780 são exteriores e 195 interiores. Neste cruzeiro o navio transporta 842 passageiros e 763 tripulantes.

O Celebrity Constelation que chegou pelas 08:00 e deverá permanecer em Ponta Delgada até ás  20 Horas.

A segunda escala do dia é preconizada pelo HANSEATIC SPIRIT, um dos luxuosos navios de cruzeiro de expedição da famosa operadora alemã Hapag Lloyd Cruises. 

Esta escala inaugural em Ponta Delgada assinala o inicio de uma operação daquela operadora que a partir da cidade do Funchal fará uma serie de 4 itinerários pelas nossas ilhas, fazendo neste primeiro cruzeiro escalas em Ponta Delgada, Cais do Pico, Horta, Velas em São Jorge, Praia da Victória e Vila do Porto.

O navio possui 15.550 toneladas de arqueação bruta, 138 metros de comprimento, 22 metros de boca e 5,6 metros de calado. Tem capacidade para alojar 230 passageiros e 170 tripulantes. 

O “Hanseatic Spirit” é o o mais recente de um trio de novos navios construídos no contexto de renovação da frota da Hapag Lloyd e que substituíram os nossos conhecidos “Hanseatic” e “Bremen”, tendo sido inaugurado em Outubro de 2021.

Com uma conceção e linhas arrojadas, foi projetado a pensar no conforto dos seus passageiros, com um serviço de excelência e particular atenção à eficiência energética, muito por via da utilização de combustível Marine Gas Oil, com baixo teor de enxofre. Na sua avaliação, foi-lhe atribuída a classificação 5 estrelas pelo guia Berlitz, distinção concedida a pouquíssimos navios de cruzeiro. O estaleiro norueguês Vard foi o escolhido para a construção de todos estes novos navios de expedição da Hapag Lloyd. 

Segundo informação da Bensaúde Shipping, o navio transporta neste primeiro cruzeiro 113 passageiro de nacionalidade alemã, estando a sua partida agendada para as 18 horas com destino ao próximo porto de escala.

fotos : António Silva, Hapag Lloyd
texto : António Silva / Azores Cruise Club

Sem comentários: