quinta-feira, 7 de abril de 2022

STAR FLYER AMANHÃ EM PONTA DELGADA



O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã,  dia 8 a escala do luxuoso veleiro de cruzeiros STAR FLYER, um dos navios à vela da famosa operadora monegasca Star Clippers.
Proveniente de Philipsburg em St. Maarten, de onde partiu no passado dia 26 de Março, este luxuoso navio está a realizar uma viagem transatlântica de 20 noites com destino a Málaga aonde deverá chegar no próximo dia 15.

Construído nos estaleiros Scheepswerf van Langerbrugge, em Gent, na Bélgica, o Star Flyer foi inaugurado no mês de Julho de 1991, sendo idêntico ao Star Clipper, que foi concluído no ano seguinte. Tem como principais características técnicas 112 metros de comprimento, 15 metros de largura, 5,6 metros de calado, desloca 2,298 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 170 passageiros e 72 tripulantes. Possui 4 decks de passageiros com um total de 85 cabines

Em quase todos os aspetos é diferente dos grandes transatlânticos que passam por Ponta Delgada. Este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus 4 imponentes mastros (63 m de altura) e respetivas velas, numa clara tentativa de recuperar o estilo dos grandes veleiros do século XIX. Aliás, o Star Flyer foi o primeiro do género construído ao fim de 140 anos e acabou por ser também o primeiro “clipper” comercial, em 90 anos, a atravessar o nosso Oceano Atlântico. Mais intimista, personalizado e com cariz vincadamente direcionado para a arte de navegar, realizar uma viagem neste navio é uma experiência verdadeiramente enriquecedora para os amantes do mar.

Segundo informação da Albano de Oliveira Suc, agentes da Star Clippers nos Açores, a bordo encontram-se 16 passageiros e 74 tripulantes, estando a sua chegada a Ponta Delgada agendada para as 08H00, com a partida pelas 18H00, 

fotos : António Silva, Star Clippers
texto : António SIlva/Azores Cruise Club


Sem comentários: