sexta-feira, 11 de novembro de 2022

NORWEGIAN ESCAPE de regresso a Ponta Delgada

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã dia 11 a  escala NORWEGIAN ESCAPE, um dos quatro navios da classe "Breakway Plus" da conceituada operadora norte-americana Norwegian Cruise Line.

Esta passagem por Ponta Delgada faz parte de um roteiro transatlântico de 17 noites iniciado em Civitavecchia no passado dia 1 do corrente e que irá terminar em New York no proximo dia 17,  com escalas em Livorno, Cannes, Barcelona, Alicante, Málaga, Cádis, Lisboa e Ponta Delgada. Infelizmente a escala programada para a cidade da Praia da Victoria foi cancelada por causa das condições climatéricas que afectam o arquipélago.

Inaugurado em 2015, o navio foi construído nos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenburg. Tem 326 metros de comprimento, 41,5 metros de boca e um calado de 8,5 metros. Possui 164.600 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade de alojamento para 4.248 passageiros em ocupação normal, mas que poderão chegar até aos 5.450 em ocupação máxima, alojados nos seus 2174 camarotes, 1717 com varanda, Vista mar 114, interiores 407 e 82 studios individuais. A sua tripulação normal é composta por 1730 elementos. O seu custo foi de USD 920 milhões. Tem 20 Decks, 16 dos quais públicos dos quais 12 são ocupados por camarotes.  

Sobre o navio podemos afirmar que o NORWEGIAN ESCAPE é um navio muito bonito e apelativo e a  pintura do artista plástico natural de Nova Work Guy Harvey especializado em conservação da vida marinha transmitiu  ao mesmo um ar de modernismo e contemporaneidade.

Tal como os outros navios desta classe da NCL pode-se afirmar que o mesmo foi mais um navio revolucionário na industria de cruzeiros, principalmente pelo estilo de vida a bordo, mais conhecido por “freestylle cruising”, que permite aos seus passageiros desfrutarem de todos os espaços sem o rigor e etiquetas tão frequentes na maioria dos navios de cruzeiro. Os seus espaços ao ar livre, aonde estão sediadas as piscinas, jacuzzis e escorregas, permitem a que todos os que queiram o sol como companhia possam dispor de um bom numero de espreguiçadeiras nas diversas áreas descobertas do mesmo sem grandes problemas.

Conforme informações da CMJ Rieff, agentes do navio, neste cruzeiro estão a bordo 2.430 passageiros e 1.665 tripulantes, estando a sua partida com destino a New York marcada para as 18H00 

É este interessante e luxuoso navio de cruzeiros que podemos observar durante o dia de hoje em Ponta Delgada.

fotos & texto : António Silva

Sem comentários: