quinta-feira, 3 de novembro de 2022

CELEBRITY APEX de regresso a Ponta Delgada


Depois das escalas do Celebrity Beyond no passado dia 18 de Outubro e do Celebrity Edge no dia 31, amanhã, dia 4 de Novembro o terminal de cruzeiros das Portas do Mar receberá a segunda escala no corrente ano do luxuoso navio de cruzeiros CELEBRITY APEX, o segundo navio da "Project Edge" construído para a Celebrity Cruises.

A presença num espaço de 15 dias dos três navios daquela classe da Celebrity Cruises em Ponta Delgada vem mais uma vez confirmar de que as grandes operadoras continuam a apostar no nosso arquipélago para escala dos seus navios, facto que deve ser amplamente realçado.

Esta passagem na nossa cidade faz parte de um itinerário transatlântico denominado "14 Nights Western Europe Transatlantic",  iniciado no passado dia 29 de Outubro na cidade italiana de Civitavechia, e para além de Ponta Delgada contempla igualmente paragens em Valencia, Malaga, Gibraltar e Nassau nas Bahamas antes da sua chegada a 12 do corrente mês a Fort Laudardale nas Flórida, ande aquele navio ficará sediado para os itinerários de Inverno.

O CELEBRITY APEX possui 130.818 toneladas de arqueação bruta, 306 metros de comprimento, 39 metros de boca e um calado de 8,4 metros, disponibilizando 14 decks para passageiros. Tem capacidade para alojar 3.405 passageiros nos seus diversos tipos de alojamento, sendo 81% com varandas, 10% com vista janela e 9% interiores. A sua tripulação é composta por 1.320 tripulantes.

Construído em 2020 nos estaleiros franceses de Chantiers de l`Atlantique em Saint-Nazaire, somente a 21 de Junho de 2021 iniciou a sua atividade com um cruzeiro inicial desde Atenas à ilhas gregas.

Tal como os dois navios deste "Edge Project" o CELEBRITY APEX é um navio com uma conceção totalmente diferente dos atuais navios de cruzeiro, apresentando algumas inovações até agora nunca apresentadas. Desde logo o seu visual distingue-se com o design da sua proa com uma configuração a fazer lembrar a proa dos grandes transatlânticos do inicio do século XX. 

Outra das inovações apresentadas por este navio é a "Magic Carpet", uma inovadora plataforma de cor laranja suspensa ao longo do lado estibordo do navio, que pode mover-se verticalmente entre os  "Decks" superiores e inferiores. A mesma foi projetada para servir de cais para os "tenders" do navio quando o mesmo estiver fundeado em algum porto aonde não tenha atracado. Para além disso em alto mar a mesma permite oferecer aos seus hospedes um espaço inovador suspenso. Igualmente a sua "Grand Plaza" não consegue deixar ninguém indiferente pelo desenho arrojado da mesma, que se estende ao longo de 3 Decks, e aonde se situam alguns dos bares e muitas das butiques. Outra das criações apresentadas é o "Rooftop Garden", desenvolvido com o intuito de oferecer aos passageiros um espaço inovador a fazer lembrar um verdadeiro jardim.

Mas as inovações não se ficam por aqui pois o "Resort Deck", o "Pool Deck". o "Solarium", o "The Meeting Place" e o "The Destination Getaway" foram espaços concebidos com muitas e diversas inovações que fazem deste navio, tal como os restantes navios deste projecto um grande sucesso junto dos aficionados pelos cruzeiros, sempre ávidos por novos navios e novas inovações.Igualmente a conceção da sua sala de espetáculos "The Theatre", com a sua nova e arrojada configuração tem trazido igualmente algo de novo e deslumbrante no que diz respeito ao entretimento.

Quanto à gastronomia o navio oferece 4 restaurantes principais, 7 restaurantes de especialidades  e 5 locais de refeições complementaras. Existem igualmente 11 bares distribuídos nos diversos espaços do mesmo.

Segundo informação da CMJ Rieff, agentes da Celebrity Cruises nos Açores o navio tem a bordo 2.305 passageiros e 1183 tripulantes, estando a sua chegada a Ponta Delgada programada para as 14H30, devendo partir pelas 20H40 com destino a Fort Laudardale..

fotos : António Silva, Celebrity Cruises
texto : António Silva/Azores Cruise Club.

Sem comentários: