terça-feira, 8 de novembro de 2022

HAMBURG em périplo pelos Açores

 O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã a escala do navio de cruzeiros HAMBURG da operadora alemã Plantours, que nesta cidade faz uma operação de "turnaround" com o desembarque da maior parte dos 181 passageiros que terminam nesta cidade um itinerário de 14 noites  iniciado no passado dia 26 de Outubro na cidade canadiana de Montreal e que contemplou um conjunto muito interessante de escalas em diversos portos canadianos, e que antes da chegada a Ponta Delgada contemplou escalas nas cidades da Horta e Praia da Victoria.

Em Ponta Delgada vão embarcar cerca de 160 passageiros que irão iniciar mais um percursos entre esta cidade e Santa Cruz de Tenerife, e que contempla escalas nas Velas em São Jorge, Horta, Graciosa, Praia da Victória e Vila do porto antes de prosseguir viagem com destino à cidade do Funchal e ilha do Porto Santo no arquipélago de Madeira, seguindo depois com rumo ao arquipélago das Canárias com escalas em Arrecife, Fuerteventura, Gran Canária e Santa Cruz de Tenerife no próximo dia 21, aonde termina mais esta itinerário.

Inaugurado em 1997, então com a designação de C. Columbus, foi construído nos estaleiros MTW Schiffswerft, em Wismar, Alemanha para a operadora alemã Hapag Lloyd, que utilizou este navio principalmente para cruzeiros no norte da Europa. A ligação ao referido armador terminou em 2012, quando o navio foi adquirido por outro operador germânico, neste caso a Plantours Kreuzfahrten, 

O HAMBURG tem capacidade para 400 passageiros e 170 tripulantes, possui 15.016 toneladas de arqueação bruta, 144 metros de comprimento, 22 metros de boca e 6 metros de calado. Disponibiliza 6 decks para passageiros aonde se situam os 204 camarotes, 124 das quais exteriores e 80 interiores.


 Quanto a comodidades, devemos realçar por salientar o ambiente confortável e intimista com que o navio presenteia os seus passageiros. Apesar das pequenas dimensões, o Hamburg demarca-se das mega construções da atualidade por proporcionar uma experiência diferente a todos os que nele têm o privilégio de realizar um cruzeiro. 

Claramente vocacionado para o mercado alemão faz, por isso, jus a todos os predicados que os alemães tanto apreciam. As áreas públicas apresentam uma decoração elegante e contemporânea, assim como os camarotes. A zona mais popular a bordo é o Palm Garden, um misto de buffet, bar, salão e observatório. O restaurante do deck 3 e os vários bares que o navio disponibiliza são também apreciados por todas aqueles que desfrutam de uma viagem a bordo deste navio. Dispõe ainda de uma piscina, biblioteca e ginásio.

De salientar que o HAMBURG está a realizar um extenso e espectacular cruzeiro de 268 dias denominado "Round-trip Spistbergen" , iniciado a 24 de Julho passado e que só irá ter em Hamburgo no dia 18 de Abril de 2023. Como curiosidade diga-se que os preços para este longo cruzeiro começaram nos USD 39982.

Segundo as informações que obritivemos da Bensaude SHipping, agentes da Plantours nos Açores a sua chegada a Ponta Delgada está prevista para as 07H15 devendo partir com destino à vila das Velas na ilha de São Jorge prevista para as 21H00.

fotos : A.Silva, Plantours
texto : A Silva

Sem comentários: