terça-feira, 1 de maio de 2012

Club Med 2 na Horta e Ponta Delgada, Island Sky na Graciosa


Neste primeiro dia de Maio as Portas do Mar receberam (entre as 07h50 e as 18h50) o moderno e luxuoso veleiro de cruzeiros francês, Club Med 2.

Este navio encontra-se a efectuar um itinerário de 15 dias designado Transatlantique du Printemps, itinerário este que teve início em Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, e vai terminar no dia 3 de Maio, em Lisboa. 
Construído nos estaleiros franceses Ateliers et Chantiers du Havre, o Club Med 2 foi inaugurado no mês de Dezembro de 1992. Tem como principais características 187 metros de comprimento, 20 metros de largura, 5 metros de calado, desloca 14,983 toneladas de arqueação bruta e pode transportar, na sua máxima capacidade 350 passageiros com 200 tripulantes. Possui 8 decks de passageiros com um total de 197 cabines.


O Club Med 2 é idêntico ao Wind Surf (ex Club Med I), ambos maiores do que o Wind Star e Wind Spirit e do já desaparecido Wind Song. Baseado num projecto que procurou desenvolver um moderno conceito de navio de cruzeiro, este Club Med 2 é um híbrido entre um veleiro e um navio de cruzeiros tradicional. 


Com a mais avançada tecnologia do género, este navio ostenta cinco imponentes mastros (atingem uma altitude de 67,5 metros de altura) que possibilitam a utilização de 2500 m2 de velas, controladas, da ponte de comando, por computador. Não obstante o importante desempenho das velas como propulsoras do navio, este possui ainda dois motores capazes de deslocarem o navio a 12 nós de velocidade.


Remodelado em 2008, o Club Med 2 continua a merecer rasgados elogios da crítica internacional em virtude dos elevados padrões de conforto, serviço a bordo e actividades aquáticas que proporciona. Neste último aspecto, salientamos que o navio possui à popa uma marina que possibilita a prática de desportos náuticos vários como windsurf, jetski, caiaque ou mergulho.

Relativamente a outras comodidades, realce para as duas piscinas, o SPA e os restaurantes Le Mediterannee, o La Magellen e o Le Gran Bleu, como as áreas mais frequentadas. O serviço a bordo é de excelente qualidade assim como a gastronomia que os seus hóspedes podem desfrutar.



Referência final para o facto de não ser um navio onde se privilegie grandes animações durante os cruzeiros, o que não obsta que se realizem alguns espectáculos, a maior parte dos quais resultam de actuações de grupos de música/dança tradicional convidados pela companhia para actuarem no navio.


Antes da escala de hoje, o Club Med 2 esteve ontem atracado no porto da Horta entre as 07h50 e as 17h00, como documentam os bonitos registos fotográficos, mais uma vez partilhados por Miguel Nóia, a quem muito agradecemos a colaboração.


 
Fonte: Localizatodo

Quanto ao Island Sky, iniciou ontem em Ponta Delgada o seu segundo e último cruzeiro nos Açores para o operador Noble Caledonia e novamente com lotação praticamente esgotada. A partida desde o lado interior do Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar deu-se pelas 18h00 desta segunda-feira. 
A primeira escala deste itinerário aconteceu (à semelhança do primeiro cruzeiro) no porto da Praia da Graciosa, tendo atracado pelas 07h45. 


Os habituais registos fotográficos das escalas na ilha Graciosa foram cedidos pelo Manuel Bettencourt (Blogue O Porto da Graciosa) que no seu blogue aborda o movimento marítimo não só da sua ilha mas de toda a região. O nosso muito obrigado por mais esta colaboração.

Fonte: Localizatodo

O vídeo que se segue, da autoria do próprio Manuel Betterncourt, documenta a primeira passagem do Island Sky na Graciosa no passado dia 21 de Abril.


A partida rumo às ilhas de Flores e Corvo deu-se pelas 18h00, tendo o navio chegada prevista (AIS) para o porto das Lajes pelas 07h30.
Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.

Itinerário actual (Club Med 2)
Itinerário actual (Island Sky) 

Página Oficial do Club Med 2

Sem comentários: