terça-feira, 15 de maio de 2012

Clipper Odyssey de regresso e Expedition de partida

 

Esta semana, seis das nove ilhas dos Açores recebem a visita do navio de cruzeiros Clipper Odyssey. Nesta terça-feira coube ao porto de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, receber a primeira escala deste itinerário, precisamente 1 ano após a sua primeira passagem.


A viagem de 17 dias, que se iniciou em Granada, na Espanha, tem como destino final Ponta Delgada. Neste périplo, o navio aportou em Málaga, Gibraltar, Casablanca, Agadir, Lanzarote, Tenerife, La Gomera e Funchal. 

 

Nos Açores fez hoje escala em Santa Maria, entre as 08h00 e as 19h00, seguindo-se Angra do Heroísmo na quarta-feira, Graciosa a 17, São Roque do Pico e Faial a 18, sendo esperado em Ponta Delgada a 19 de Maio, onde termina o cruzeiro.


Inaugurado em Abril de 1989, foi construído no Japão pelos estaleiros Nippon Kokan KK, em Tsu. Com 103 metros de comprimento, 15.4 metros de largura, 4,3 metros de calado, possui 5,218 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 120 turistas e 70 tripulantes. O navio comporta 5 decks para passageiros, com um total de 64 cabines, todas com vista para o exterior. 


Embora de pequenas dimensões, este tipo de navio de cruzeiro faz parte de um importante nicho de mercado para a Região, os chamados “cruzeiros temáticos”, para os quais os Açores funcionam como destino e não apenas um ponto de passagem. Depois de semelhante périplo no ano transacto, em 2012 a Zegrahm repete o cruzeiro, o que é sinónimo do como estas nossas paragens são cada vez mais apreciadas por quem cá passa. Conheça melhor este navio aqui.


Os registos desta escala em Vila do Porto foram partilhados por Mário Silva, habitual colaborador do nosso blogue, a quem muito agradecemos mais esta partilha.
 

Por seu turno o Expedition terminou hoje o seu périplo pelos Açores em Ponta Delgada, desembarcando passageiros partindo pelas 12:10 rumo a Portsmouth, no Reino Unido.


No dia de ontem efectuou escala no porto de São Roque do Pico, como documentam as fotos de Paulo Azevedo (blogue Porto da Madalena). 


A escala na ilha Montanha decorreu entre as 07h50 e as 17h20.

Fonte: Localizatodo

Participe e envie-nos as fotos destas escalas para cruzeirospdl@gmail.com.

Memórias: Expedition
Página Oficial do Expedition
Página Oficial da Plein Cap

Sem comentários: