quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Rotterdam em Estreia nas Portas do Mar


As Portas do Mar receberam hoje a primeira escala do Rotterdam, navio da companhia centenária Holland America Line. Já há alguns anos (desde 2005) que este navio não passava pelo porto Micaelense.  

 

A referida visita integra-se num itinerário de 34 dias, que se inicia e termina em Roterdão, com destino às Caraíbas e contempla escalas em Southampton, St. Maarten, St. Lucia, Tortola, Aruba, Curacao, Trinidad & Tobado, entre outras


Com 1304 passageiros e 585 tripulantes a bordo (informação do agente Bensaúde Shipping), o navio finalizou as manobras de atracagem pelas 7h30, tendo largado com 3 longos apitos pelas 18h00 rumo a Tortola.

 
AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

 
Fonte: Projecto Climaat

Após ter sido construído nos estaleiros Fincantieri, em Veneza, o Rotterdam foi inaugurado em Dezembro de 1997 pela princesa Margriet da Holanda. É o sexto navio da operadora holandesa a assumir a designação da primeira embarcação que navegou para esta companhia no já longínquo ano de 1872. Não sendo um dos maiores paquetes daquela frota, é, juntamente com o idêntico Amsterdam, navio-almirante da Holland America Line. 


Com 238 metros de comprimento, 32 metros de largura e 7,5 metros de calado, possui 59,652 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para atingir uma velocidade máxima de 25 nós o que lhe valeu a carinhosa designação de “Fastdam”. Com lotação máxima para 1668 passageiros e 593 tripulantes, possui 12 decks para passageiros, com um total de 660 cabines, 542 das quais com vista para o exterior e apenas 118 interiores. 


A Holland America Line é uma companhia com longa tradição neste mercado, muitos dos seus navios de passageiros/cruzeiros, tornaram-se outrora ícones de referência que muitos procuravam igualar. 


Presentemente, esta subsidiária do Grupo Carnival mantém uma assinalável categoria em relação às demais concorrentes do seu segmento. 


Com base nestes pressupostos, o Rotterdam foi concebido em função desses parâmetros que primam pela qualidade e excelência, aliás dois adjectivos que são a imagem de marca da operadora. O navio é um dos protagonistas de uma série televisiva de 10 episódios da estação Holandesa MAX TV, actualmente em exibição. Os primeiros 5 episódios da Een Wereld op Zee (Um Mundo no Mar) passam-se precisamente a bordo do Rotterdam. Os restantes 5 episódios (esta semana foi exibido o episódio 7) passam-se a bordo do novíssimo Nieuw Amsterdam, que esteve este ano na Horta e em Ponta Delgada.


Habitual visitante do nosso arquipélago, a Holland America Line tem vindo a reforçar as suas escalas nos Açores, 9 em 2012 e com previsão de 12 para 2013, tornando a nossa Região num ponto de referência das suas rotas transatlânticas e, à semelhança de outras operadoras, continua apostada em cá trazer os seus principais navios de cruzeiro. 


No próximo ano, o Rotterdam vai voltar aos Açores, igualmente no mês de Novembro, desta feita no dia 22 em Ponta Delgada e no dia seguinte na Horta.


Participe e envie-nos as fotos desta escala para cruzeirospdl@gmail.com.

Referências: André Velho Cabral - Portos dos Açores (Facebook)

Time-Lapse Rotterdam @ Ponta Delgada (by Azores Cruise Club)
Fontes: SpotAzores

Fotos do Rotterdam em Ponta Delgada (2012/11/07)
Itinerário actual do Rotterdam
Fotos Exteriores (Ship Parade)
Holland America Line
Informação Adicional (Wikipédia EN)

Sem comentários: