quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Visita a Bordo do Black Watch



Foi com enorme satisfação que um grupo de membros do ACC teve o privilégio de visitar o navio de cruzeiros Black Watch no passado Domingo, 18 de Novembro, facto pelo qual muito agradecemos a diligência, disponibilidade e simpatia do Agente de Navegação Bensaúde Shipping, na pessoa do Sr. António Rebelo, que nos possibilitou tal honra.


Oportunidade rara para conhecer de perto um dos poucos navios de cruzeiro clássicos ainda em actividade, e um dos mais bem conservados como tivemos oportunidade de constatar. Para a biblioteca de bordo o Presidente (António Silva) e o  Vice-Presidente do Azores Cruise Club (Bruno Rodrigues) ofereceram um exemplar do livro bilingue Açores Ilhas de Sonho.


Construído no já longínquo ano de 1972, nos estaleiros Wartsila, na Finlândia, foi o primeiro navio de um trio de encomendas para a já extinta companhia Royal Viking Line. Foi inaugurado como Royal Viking Star, e era de menores dimensões e capacidade do que a actualidade, pois acabou por ser aumentado, em 1981, em cerca de 28 metros. 


Desde então, já assumiu outras designações em virtude de ter sido adquirido ou transferido para outras companhias. Até à denominação actual, o Black Watch já navegou como Westward e também como Star Odyssey.


 
Fotos: Azores Cruise Club - Visita a bordo do Black Watch - Ponta Delgada - 2012/11/18 - Aumentar

Este navio, actualmente ao serviço do armador Fred. Olsen Cruise Lines, mede 205 metros de comprimento, 25 metros de largura, desloca 28,613 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 868 passageiros com 350 tripulantes. 


Possui 8 decks de passageiros, com 421 cabines, 43 das quais têm varanda privada, 383 têm janela e 48 são interiores. Destaque para o facto do navio dispor de 38 cabines para pessoa só.

Foto: Azores Cruise Club - Visita a bordo do Black Watch - Ponta Delgada - 2012/11/18 - Aumentar

Quanto às comodidades a bordo, salientamos que todo o navio ostenta uma decoração elegante e sóbria, sem os luxos de quando foi inaugurado, em 1972, mas ainda assim proporciona um ambiente confortável e agradável em espaços como o Braemar Room & Garden, Observatory, o restaurante Glentanar, The Orchid Room, Cinema ou o Neptune’s Lounge.




Não obstante os seus 40 anos, estamos perante um dos navios que pertence a uma geração de paquetes clássicos, que, infelizmente, começam a rarear nos nossos mares. Por curiosidade, refira-se que o seu nome foi inspirado no famoso regimento escocês – Scottish Black Watch.  


"Navio velhinho mas acolhedor, ao estilo dos passageiros que o utilizam na sua maioria."
António Barreto

"Apesar da idade, o navio encontra-se em óptimo estado. Regra geral tem as características de um navio mais moderno à sua escala. Após entrarmos parece que o navio cresce. É o navio ideal para quem quer descansar, possuindo recantos de lazer estudados ao pormenor para a faixa etária a partir dos 60 anos."
Graça Matos e Albérico Matos

"Gostei muito da visita ao Black Watch e achei-o muito bem conservado, fazendo lembrar os navios dos anos 60 e 70."
António Medeiros e Maria Medeiros

Fotos Visita a Bordo do Black Watch (2012/11/18)
Black Watch em Ponta Delgada (2012/11/17&18)
Memórias: Black Watch

Sem comentários: