quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Columbus 2 estrou em Ponta Delgada

 

Ponta Delgada recebeu hoje em estreia a mais recente aquisição da conhecida operadora germânica Hapag Lloyd. Esta escala inaugural nas Portas do Mar é protagonizada pelo Columbus 2, navio que está a realizar um cruzeiro de volta ao mundo (173 dias) com início e término em Monte Carlo (Mónaco). Lisboa e Portimão foram os outros portos Portugueses que contaram já com a passagem deste navio neste grande itinerário. O navio chegou ao porto açoriano pelas 7h30 desde o Funchal, partindo pelas 18h15 rumo a Nova Iorque.

AIS Ponta Delgada - Fonte: Vesseltracker.com

 
Fonte: Projecto Climaat 
 
A título de curiosidade, refira-se que este Columbus 2 foi primeiro navio de uma série de 8 embarcações de luxo (os actuais Adonia, Azamara Journey, Azamara Quest, Regatta, Nautica, Pacific Princess e Ocean Princess), construídos nos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique (actualmente STX Europe), em França, para integrar a extinta companhia de cruzeiros Renaissance Cruises.

 
Inaugurado em 1998 com a designação de R One, esteve ao serviço daquela companhia até final de 2001, altura que a Renaissance Cruises cessou atividade. Por via desse facto esteve imobilizado durante quase dois anos, acabando por ser adquirido em 2003 pela Oceania Cruises. Ao serviço deste armador passou a designar-se Insignia, nome que manteve até ser alugado este ano à Hapag Lloyd. Esta situação é transitória uma vez que o aluguer tem a duração de apenas dois anos, findos os quais o navio regressa à frota da companhia norte-americana.

 

Tendo capacidade para 698 passageiros e 350 tripulantes, possui 30,277 mil toneladas de arqueação bruta, mede 181 metros de comprimento, 25 metros de largura e 6 metros de calado. Disponibiliza 9 decks para passageiros, com um total de 342 cabines, das quais 317 têm vista para o exterior e apenas 25 são interiores simples.

 

Quanto a comodidades, começamos por salientar o ambiente requintado que o Columbus 2 ostenta. Com uma decoração claramente inspirada nos paquetes dos anos 20 e 30, este revivalismo está patente nos salões e átrio decorados com madeiras nobres, tectos pintados a óleo e paredes forradas a cabedal. A escadaria do átrio principal é nitidamente inspirada no famoso Titanic e as principais áreas públicas transmitem a sensação de requinte, conforto e bem-estar num ambiente distinto e intimista. Um dos salões mais apelativos deste paquete situa-se no na dianteira do deck 10. Referimo-nos ao Observation Lounge, área que proporciona excelentes panorâmicas do navio e dos locais onde aporta.

 

O Martinis Club & Bar é, talvez, um dos locais mas apreciados a bordo. Este sumptuoso salão, com lareira e paredes forradas com madeiras nobres, apresenta uma sumptuosa decoração, muito à semelhança dos típicos gentlemen’s club ingleses. Também o Show Lounge, usado para espectáculos a bordo, prima pelo requinte e conforto.

Ao nível da restauração, ênfase para o Albert Ballin Restaurant, restaurante principal do navio, local onde, para além das magníficas refeições, podemos desfrutar de uma belíssima vista panorâmica para o exterior. O Lido Café & Restaurant é o local de eleição para pequenos-almoços, almoço e jantares informais, muito apreciado por todos aqueles que não pretendem uma refeição com muitos códigos de etiqueta. Já os restaurantes temáticos como o Polo Grill e Toscana podem ser frequentados através de reserva.

Quanto às restantes áreas, acresce-nos referir que o navio possui uma piscina, dois jacuzzis, além do habitual SPA (Ocean SPA). A biblioteca de bordo é particularmente requintada e acolhedora, sendo considerada uma das referências do navio.

De realçar o facto que, com esta escala, todos os navios da Hapag Lloyd já visitaram os Açores, algo que é sempre de destacar e reforça a nossa importância junto do mercado germânico e daquela companhia em particular.


Participe e envie-nos as fotos desta escala para cruzeirospdl@gmail.com.

Referências: André Velho Cabral - Portos dos Açores (Facebook)


Fotos do Columbus 2 em Ponta Delgada (2012/11/08)

Itinerário actual do Columbus 2

Fotos Exteriores (Ship Parade)
 

Página Oficial do Columbus 2
Hapaga-Lloyd Cruises
Informação Adicional (Wikipédia EN)

Sem comentários: