quarta-feira, 26 de abril de 2023

NORWEGIAN BREAKAWAY e WORLD EXPLORER em Ponta Delgada com perto de 5500 visitantes

                   

É já amanhã, dia 27 que Ponta Delgada volta a dar as boas vindas ao NORWEGIAN BREAKAWAY, um dos navios de cruzeiros da Breakaway Class da conceituada operadora norte-americana Norwegian Cruise Line.
 
A passagem por Ponta Delgada deste imponente paquete faz parte de um cruzeiro transatlântico de  16 dias iniciado em New York no dia 20 do corrente, e que para além de Ponta Delgada contempla escalas em Kings Wharf na Bermuda, Lisboa, Cadiz, Malaga Valencia e Barcelona na Espanha, Cannes em Fran;a, e Livorno antes da chegada a Civitavecchia em Italia no dia 6 de Maio, aonde ficar]a sediado para a temporada de verao na Europa.

Construído nos aclamados estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenburg, foi entregue á companhia no dia 30 de Abril de 2013, sendo na altura o nono maior navio de cruzeiros do mundo.


Entre alguns dos seus dados técnicos realce para as 145.655 toneladas de arqueação bruta, 325,5 metros de comprimento, 39,7 metros de boca e um calado de 8,6 metros. Possui 18 decks, dos quais 13 são destinados aos passageiros. Em ocupação normal tem capacidade para alojar 3.959 passageiros, mas que poderão chegar aos 5.100 em ocupação máxima. A sua tripulação é composta por cerca de 1.600 tripulantes. Neste cruzeiro viajam 
Outra atracão do navio é a deslumbrante pintura do seu casco, um trabalho do artista Peter Max, numa homenagem à cidade de New York.  
Podemos afirmar que estamos perante um extraordinário navio de cruzeiros, que nos oferece uma vivência muito descontraída, fruto do conceito "Free Style Cruising", aonde se alia um excelente serviço e uma qualidade muito elevada nos diversos conceitos de restauração que o navio apresenta.
Uma das inovações criadas pela NCL foi a criação de promenades laterais ao longo de grande parte do navio e aonde se situam esplanadas de bares e restaurantes num convite para o desfrutar de momentos de lazer e descontração ao ar livre.
O navio dispõe de 15 bares e lounges, com decorações muito atractivas e capazes de agradar a todos os passageiros. Quanto á restauração dispõe de três restaurantes principais e dez restaurantes de diversos conceitos gastronómicos.
Quanto à animação e entretimento realce para os espectáculos Burn the Floor, Cirque Dreams & DInner Jungle Fantasy, Escape the Big Top, Howl at the Moon, Rock of Ages e Wine Lovers The Musical.
Podemos afirmar que o Norwegian Breakaway é um verdadeiro "resort" flutuante aonde as etiquetas são muito menos rígidas, no intuito claro de transmitir aos seus hóspedes a descontração e o lazer tão apreciados por quem gosta de estar no gozo de férias ou num "cruise of life".


Segundo informação da firma CMJ Rieff, agentes da NCL nos Acores o navio transporta neste cruzeiro 3599 passageiros e 1578 tripulantes. A sua chegada esta  agendada para as 07H00 e a largada prevista para as 14H00.



O outro navio em Ponta Delgada será o WORLD EXPLORER, um dos navios de cruzeiros do armador nacional Mário Ferreira, e que se encontra fretado pela agencia Rivages du Monde, uma empresa francesa dedicada aos cruzeiros fluviais e oceânicos.
Esta escala está inserida no primeiro de dois itinerários idênticos de 9 noites que o navio está a fazer iniciado na da cidade do Funchal,  e que para além de Ponta Delgada contempla escalas na Praia da Graciosa, Horta, Lajes do Pico e Vila do Porto antes da chegada a Leixoes, aonde iniciara um outro itinerario com as mesmas escalas nos Acores e Madeira.

O WORLD EXPLORER foi construído nos estaleiros da WestSea em Viana do Castelo em 2019, sendo o primeiro de uma série de sete navios encomendados por aquele armador português, que entretanto já recebeu igualmente o World Voyager e o World Navigator e World Discovery.


O navio apresenta 126 metros de comprimento, 25 metros de boca e possui um calado de 4.7 metros. A sua capacidade de alojamento é de 200 passageiros e 130 tripulantes. Neste primeiro itinerário o navio transporta cerca de 120 passageiros e 106 tripulantes.
Sobre o WORLD EXPLORER podemos afirmar de que estamos perante mais um interessante e luxuoso navio de cruzeiro de pequenas dimensões e dedicado a um segmento de mercado elevado e de alto poder económico, habituado ao luxo, aonde a excelência e a qualidade do serviço se alia a um design de interiores muito bem concebido e, desenvolvido em Portugal.

fotos : NCL, António Silva
texto : António Silva/Azores Cruise Club

Sem comentários: