sábado, 29 de abril de 2023

CELEBRY BEYOND e EXPLORER of the SEAS amanha em Ponta Delgada


Amanhã dia 30, Ponta Delgada voltará a ter um dia de muito movimento com a passagem nesta cidade de mais dois navios de cruzeiros, que no seu conjunto irão trazer até á ilha de São Miguel mais de 5.300 passageiros e perto de 2.500 tripulantes.  

O primeiro navio a chegar ao terminal de cruzeiros das Portas do Mar é o do luxuoso navio de cruzeiros CELEBRITY BEYOND, o terceiro navio da "Project Edge" desenvolvido pela Celebrity Cruises, uma das empresas "premium" do grupo Royal Caribbean.

Esta escala em Ponta Delgada está integrada num cruzeiro transatlântico de 14 noites, iniciado no dia 23 em Fort Laudardale e que iré terminar no porto italiano de Civitavecchia no próximo dia 7 de Maio, contemplando escalas em Ponta Delgada, Cartagena e Barcelona em Espanha, Marselha e La Spezia em Itália.

Construído nos estaleiros franceses de Chantiers de l`Atlantique em Saint-Nazaire, entrou em atividade em Abril do corrente ano com um itinerário entre Southampton e Barcelona. A 10 de maio de 2022, a Celebrity Cruises anunciou que a ginasta Simone Biles será a madrinha do navio numa cerimónia de batismo a realizar na  Flórida no próximo dia 4 de Novembro de 2022.

O CELEBRITY BEYOND Possui 142.420 toneladas de arqueação bruta, 326 metros de comprimento, (mais 20 metros do que os outros dois navios da classe), 39,5 metros de boca e um calado de 8,50 metros, disponibilizando 15 decks de áreas publicas. Tem capacidade para alojar até 3.937 passageiros em ocupação máxima nas diversas tipologias de  de alojamento, sendo 81% com varandas, 10% com vista janela e 9% interiores. A sua tripulação é composta por 1.416 tripulantes.

Tal como os outros dois navios da "Edge Project" o CELEBRITY BEYOND é um navio com uma conceção totalmente diferente dos atuais navios de cruzeiro, com inovações até agora nunca apresentadas. O seu visual distingue-se desde logo com o design da sua proa com uma configuração a fazer lembrar a proa dos grandes transatlânticos do inicio do século XX. O navio disponibiliza 15 restaurantes, 5 Cafés e 12 bares e Lounges.

As suas maiores dimensões permitiu à Celebrity a criação de mais um Deck e maiores espaços exteriores, possibilitando igualmente a criação de novas opções gastronómicas. Destaque para os restaurantes “Le Voyage” e “Luminae”, restaurante exclusivo do Retreat e para o “Cafe au Bacio”. Mas as inovações não se ficaram por aqui pois o "Resort Deck", o "Pool Deck". o "Solarium", o "The Meeting Place" e o "The Destination Getaway" foram igualmente concebidos com muitas e diversas inovações que fazem deste navio, tal como os restantes navios deste projeto um grande sucesso junto dos aficionados pelos cruzeiros, sempre ávidos por novos navios e novas inovações. Igualmente a conceção da sua sala de espetáculos "The Theatre", com a sua nova e arrojada configuração veio trazer igualmente algo de novo e deslumbrante no que diz respeito ao entretimento.


Tal como nos outros navios da classe uma das inovações apresentadas por este navio é a "Magic Carpet", uma inovadora plataforma de cor laranja suspensa ao longo do lado estibordo do navio, que pode mover-se verticalmente entre os  "Decks" superiores e inferiores. A mesma foi projetada para servir de cais para os "tenders" do navio quando o mesmo estiver fundeado em algum porto aonde não tenha atracado. Para além disso em alto mar a mesma permite oferecer aos seus hospedes um espaço inovador suspenso. 

Também a sua "Grand Plaza" não consegue deixar ninguém indiferente pelo desenho arrojado da mesma, que se estende ao longo de 3 Decks, e aonde se situam alguns dos bares e muitas das butiques. Outra das criações apresentadas é o "Rooftop Garden", desenvolvido com o intuito de oferecer aos passageiros um espaço inovador a fazer lembrar um verdadeiro jardim.

Por tudo o que foi criado neste navio a Celebrity Cruises pagou a módica quantia de 900 milhões de USD, o que vem demonstrar que a companhia não se poupou para continuar a oferecer algo de novo e inovador na industria de cruzeiros.




O segundo navio a chegar a Ponta Delgada será o EXPLORER of the SEAS, um dos paquetes da "Voyager Class" da conceituada operadora note americana Royal Caribbean International.


A sua passagem em Ponta Delgada faz parte de um itinerário "Eastbownd" de 15 dias entre Miami e Civitavecchia, contemplando paragens em Ponta Delgada, Málaga, Cartagena, Barcelona, Toulon e Ajaccio antes de chegar ao seu porto de destino no proximo dia 8.

Foi construído nos estaleiros Kvaerner Masa-Yards em Turku na Finlandia em 2000. Possui 137.308 GT de arqueação bruta, 311 metros de comprimento, 49 metros de boca. Disponibiliza 15 decks de areas publicas, sendo 8 destinadas aos alojamentos dos passageiros. Tem capacidade para alojar 3.282 passageiros em ocupação normal, que poderão chegar aos 3938 em ocupação maxima. A sua tripulação é comnposta normalmente por 1641 elementos.


Nesta cidade-flutuante podemos encontrar um pouco de tudo, desde elegantes lojas a uma imensa avenida interior, Royal Promenade, o tradicional pub inglês Two Poets Pub, geladarias, o imenso teatro Metropolis Showlounge, pizzarias, bares e restaurantes diversos. Neste último caso, realce para o majestoso restaurante principal Sapphire Restaurant, que ocupa 3 pisos na zona da popa do navio, bem como os temáticos Giovanni's Table e Johnny Rockets. O Windjammer Café é uma zona popular, quer para pequenos-almoços, quer para refeições diárias na modalidade de buffet.


É bem notória a grande dose de entretenimento proporcionado aos passageiros, apanágio da Royal Caribbean Cruise Line. Há quem ajuíze que viajar num é conhecer os restantes. Embora muitos aspectos sejam idênticos, cada um tem a suas particularidades, seja nas cores dos elementos decorativos, na disposição do Royal Promenade, etc. Merece destaque igualmente o seu Ice-Rink, uma pista de gelo com diversos espactaculos musicais.

Destaque para o imenso espaço dedicado aos mais novos, com centros de actividades de acordo com as idades, bares próprios e até discoteca para os teenagers mais crescidos, sem esquecer o Challenger’s Arcade, local onde se encontram os mais variados vídeo jogos.

O EXPLORER of the SEAS, que neste itinerário transporta 3.140 passageiros e 1.170 tripulantes tem a sua chegada agendada para as 09H00 e a partida para as 18H00. 

fotos : António Simas, Manuel Botelho, Carlos Carvalho, António SIlva
texto : António SIlva/Azores Cruise Club

1 comentário:

Anónimo disse...

Esses navios nem estiveram aí.