quinta-feira, 20 de abril de 2023

3 NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM AMANHA A PONTA DELGADA CERCA DE 4000 PASSAGEIROS E 2000 TRIPULANTES

 


Tal como nos anos anteriores o mês de Abril é aquele em que mais navios de cruzeiros aportam aos diversos portos do arquipélago, dando a conhecer aos seus passageiros as belezas de algumas ilhas do arquipélago. Estão neste caso os chamados navios de cruzeiros de expedição que nestas ultimas semanas têm visitado diversas ilhas.

É no prosseguimento desta atividade que amanhã teremos em Ponta Delgada mais três navios de cruzeiros, que no seu conjunto transportam cerca de 4.000 passageiros e 2.000 tripulantes. 

O primeiro navio a chegar a Ponta Delgada será o NORWEGIAN GEM, um dos navios da operadora norte-americana Norwegiasn Cruise Line, numa escala integrada num cruzeiro transatlântico de 15 noites que liga as cidades de New York e Civitavechia em Italia, e que inclui igualmente paragens em Lisboa, Cádis, Málaga, Palma de Maiorca  e Barcelona em Espanha, Cannes em França e Livorno em Itália antes da sua chegada a Civitavecchia no próximo dia 29 de Abril.

Construído nos famosos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenbourg na Alemanha em 2007, foi o quarto e último navio a ser construído nos moldes do projecto da "Jewel Class" para a Norwegian Cruise Lines, depois do Norwegian Jewel, Pride of Hawai (actualmente Norwegian Jade) e Norwegian Pearl.

O Norwegian Gem é um navio que apresenta linhas elegantes e equilibradas, tendo como característica técnica relevante a existência de dois “Azipods” como propulsionadores, que facilitam toda a manobra do navio. Para além deste facto, outras vantagens deste sistema residem na redução drástica, quer ao nível de trepidação na parte traseira do navio, quer ao nível da insonorização. 

O navio apresenta 294 metros de comprimento, 32,2 metros de boca, um calado de 8,2 metros e possui 93.530 Gros Ton de deslocação. Tem capacidade para alojar 2394 passageiros nos 1197 camarotes, divididos em 182 suites, 360 com varanda, 243 exteriores com janela e 412 interiores. A sua tripulação é normalmente constituída por 1100 elementos.

Como já começa a ser hábito em algumas companhias de cruzeiros, o Norwegian Gem tem o casco pintado com várias pedras preciosas, seguindo a óbvia relação ao nome  “Gem”, aliás o que acontece com os outros navios desta companhia, ou seja, consoante o nome temos uma pintura correspondente. 

Na sequência desta situação inovadora no exterior do navio, também os seus interiores primam por uma dinâmica de cor claramente exuberante e profusa. Para alguns até demais, o que, claramente indicia um apelo a um público mais jovem e ativo, que procura ambientes típicos dos cruzeiros para as grandes massas. Casinos, bares, muita musica, cor e muita diversão são os predicados que aqui se podem encontrar. Para isso o navio dispõe de 11 restaurantes de muitas especialidades, 13 bares, 4 piscinas, um das quais para os mais novos, 6 jacuzzis, e diversos espaços para a pratica de desportos, Teatro e Discoteca.  

Segundo informação da CMJ Rieff, agentes da companhia nos Açores, neste itinerário o navio transporta 2038 passageiros e tem a bordo 1032 tripulantes. A sua chegada está agendada para as 07H00, devendo partir pelas 16H00. 

O segundo navio a chegar a Ponta Delgada será CARNIVAL PRIDE, um dos navios da Spirit Class a ser construído para a Carnival Cruise Lines, uma das maiores companhia de cruzeiros a nível mundial e, a mais popular nos Estados Unidos.

Esta escala em Ponta Delgada é a segunda de um itinerário transatlântico de 13 noites iniciado no passado dia 13 entre a cidade de Tampa na Florida e Barcelona aonde chegará no próximo dia 26, contemplando igualmente paragens em Málaga e Valência.

O Carnival Pride foi construído nos estaleiros Aker Yards Oy na Finlândia entre 2000 e 2001, tendo feito o seu cruzeiro inaugural a 30 de Dezembro de 2001

Possui 292 metros de comprimento, 32 metros de boca e um calado de 8 metros e possui 85.920 toneladas de arqueação bruta. Tem capacidade para alojar 2124 passageiros em ocupação normal que poderão chegar aos 2549 em ocupação máxima. A sua tripulação é constituída por 930 elementos. O navio disponibiliza 12 Decks de áreas públicas, 6 dos quais aonde se situam os 1062 camarotes, divididos por 50 suites, 634 com varanda, 171 com janela e 215 interiores.

Tal como todos os navios da companhia, o Carnival Pride é um navio alegre com um ambiente muito "american Style". Desde logo os seus interiores são muito coloridos mas possuidores de obras de arte de Da Vinci, Raphael, Michelangelo e Botticelli, bem como detalhes arquitetónicos da Grécia arcaica, impérios bizantinos, Itália renascentista, Beaux Arts France e Inglaterra vitoriana. 

O arquiteto de interiores da Carnival Joe Farcus, escolheu “Icons of Beauty” como tema do navio. Este interessante paquete oferece 16 bares e lounges, 4 piscinas e 4 banheiras de hidra-massagem. Segundo o lema da companhia todos os passageiros da Carnival vêm a bordo prontos para festas e  animação 24 horas por dia. 

Igualmente o navio dispõe de um centro infantil muito bem equipado, chamado "Camp Carnival's Fun Club", que tem atraído muitas famílias com crianças de todas as idades, que é  uma das características surpreendentes da Carnival, atraindo famílias com crianças de todas as idades.

Segundo informação disponibilizada pela ABC, agentes da Carnival o navio transporta neste cruzeiro 1.758 passageiros, maioritariamente norte americanos e 1007 tripulantes, estando a sua chegada a Ponta Delgada prevista para 08H00, aonde deverá permanecer atracado até às 18H00.

Pelas 09H00 será a vez da chegada a Ponta Delgada do luxuoso veleiro de cruzeiros STAR CLIPPER, um dos navios à vela da famosa operadora Star Clippers. 

Proveniente das Caraíbas, mais concretamente de Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, este luxuoso navio está a realizar uma viagem transatlântica de 20 noites com destino a Málaga.

Construído nos estaleiros Scheepswerf van Langerbrugge, em Gent, na Bélgica, o Star Clipper foi inaugurado em 1992, sendo idêntico ao Star Flyer, que foi concluído no ano anterior. Tem como principais características técnicas 112 metros de comprimento, 15 metros de largura, 5,6 metros de calado, desloca 2,298 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 170 passageiros e 74 tripulantes. Possui 4 Decks de passageiros com um total de 85 cabines.  Neste itinerário encontram-se a bordo 62 passageiros e 76 tripulantes. 

Em quase todos os aspetos é diferente dos grandes transatlânticos que passam por Ponta Delgada. Este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus 4 imponentes mastros (63 m de altura) e respetivas velas, numa clara tentativa de recuperar o estilo dos grandes veleiros do século XIX. Aliás, o Star Clipper foi o segundo do género construído ao fim de 140 anos e acabou por ser também o segundo “clipper” comercial, em 90 anos, a atravessar o nosso Oceano Atlântico. Mais intimista, personalizado e com cariz vincadamente direcionado para a arte de navegar, realizar uma viagem neste navio é uma experiência verdadeiramente enriquecedora para os amantes do mar.

Segundo as informações da Albano Oliveira Suc Lda, agentes da Star Clippers nos Açores aquele veleiro tem a chegada agendada para as 09H00 com partida pelas 18H00. 

fotos : A. Silva, NCL. CCL, Star Clippers, Google
texto : António Silva/Azores Cruise Club


Sem comentários: