sexta-feira, 29 de março de 2013

Interiores do Hamburg

 

A Direcção do ACC, a convite do Agente de Navegação (Bensaúde Shipping), esteve presente na cerimónia de boas-vindas que decorreu a bordo do navio de cruzeiros Hamburg que escalou a cidade de Ponta Delgada na passada quinta-feira, dia 28 de Março. Coube ao Vice-Presidente do ACC, Bruno Rodrigues, representar a Direcção do clube, juntamente com as restantes entidades (Portos dos Açores S.A., e Agente de Navegação).

 
Cmdte. Phillip Dickmann e Bruno Rodrigues (oferecendo livro bilingue Açores Ilhas de Sonho)

O Hamburg, da operadora alemã Plantours Kreuzfahrten, visitou pela primeira vez os Açores. Pelo facto de estarmos presentes nesta cerimónia, muito agradecemos a diligência, disponibilidade e simpatia da Agência de Navegação deste operador em Ponta Delgada, a empresa Bensaúde Shipping, na pessoa de António Rebelo, que possibilitou tal privilégio.
 
Dr. Filipe Macedo (Portos dos Açores) oferece livro Paquetes dos Açores

Foi um  briefing informal e descontraído na ponte de comando com o simpático comandante Phillip Dickmann e o seu primeiro oficial Alfio Bizzi. Há alguns anos que o comandante Dickmann não passava por Ponta Delgada, tendo-o feito pela última vez como primeiro oficial aquando da escala do navio Vistamar (ao serviço do mesmo operador) em 2008, antes da conclusão das obras de construção do terminal Portas do Mar.

 
António Rebelo (Bensaúde Shipping) oferece artesanato regional

Após a troca de placas e ofertas, tivemos o prazer de realizar uma visita a algumas das principais áreas públicas do navio, bem como a ponte de comando.  

 
Dr. André Velho Cabral (Portos dos Açores) oferece licores e tabaco regionais
Trata-se de um navio de média dimensão, com excelentes condições para os seus passageiros. Seria um bom navio para cruzeiros temáticos na nossa região, possuindo Zodíacos para acesso aos locais mais remotos.


Inaugurado em 1997, então com a designação de C. Columbus, foi construído nos estaleiros MTW Schiffswerft, em Wismar, Alemanha. Desde dessa altura que esteve ao serviço do conhecido armador alemão Hapag Lloyd, que utilizou este navio para cruzeiros no norte da Europa, Grandes Lagos e inclusive, em 2007, num World Cruise. A ligação ao referido armador terminou em 2012, tendo sido transferido para outro operador germânico, no caso a Plantours Kreuzfahrten, que desta forma regressa aos Açores depois de em 2007 e 2008 ter efetuado escalas na Horta e Ponta Delgada com o navio Vistamar.


Tendo capacidade para 400 passageiros e 170 tripulantes, o Hamburg possui 15,016 mil toneladas de arqueação bruta, mede 144m de comprimento, 22m de largura e 6m de calado. Com 6 decks para passageiros, dispõe de 204 cabines, 124 das quais são exteriores e 80 interiores.


Quanto a comodidades, começamos por salientar o ambiente confortável e intimista com que o Hamburg presenteia os seus passageiros. Apesar das pequenas dimensões, o nosso próximo visitante demarca-se das mega construções da atualidade por proporcionar uma experiência diferente a todos os que nele têm o privilégio de realizar um cruzeiro.


Capaz de visitar locais menos habituais mas não menos interessantes, como os já atrás mencionados Grandes Lagos ou zonas polares, devido ao casco reforçado para o efeito, tornam o Hamburg num misto de navio de cruzeiros e expedição.


Claramente vocacionado para o mercado alemão faz, por isso, jus a todos os predicados que os alemães tanto apreciam. As áreas públicas apresentam uma decoração elegante e contemporânea, assim como os camarotes. 

A zona mais popular a bordo é o Palm Garden, um misto de buffet, bar, salão e observatório. O restaurante do deck 3 e os vários bares que o navio disponibiliza são também apreciados por todas aqueles que desfrutam de uma viagem a bordo deste navio. Dispõe ainda de uma piscina, biblioteca e ginásio.


Ficamos a aguardar por novas visitas aos Açores por parte deste operador germânico. Auf Wiedersehen!

Sem comentários: