terça-feira, 26 de março de 2013

Hamburg Estreia nos Açores com Escala na Horta


A estreia do navio de cruzeiros Hamburg nos mares açorianos aconteceu hoje, com a primeira escala na cidade da Horta no novo Terminal Marítimo daquela cidade. Este cruzeiro integra-se num itinerário que liga Nassau a Tenerife, iniciado a 17 do corrente nas Bahamas, e vem demonstrar o crescente interesse pelos Açores por parte do mercado germânico.



O navio  atracou pelas 08h00 e permaneceu na Horta até às 22h00, altura em que partiu rumo à ilha Terceira. A bordo seguem 266 turistas germânicos e 177 tripulantes (informação do agente Bensaúde Shipping).

 
AIS Horta - Fonte: MarineTraffic - Horta


Inaugurado em 1997, então com a designação de C. Columbus, foi construído nos estaleiros MTW Schiffswerft, em Wismar, Alemanha. Desde dessa altura que esteve ao serviço do conhecido armador alemão Hapag Lloyd, que utilizou este navio para cruzeiros no norte da Europa, Grandes Lagos e inclusive, em 2007, num World Cruise. A ligação ao referido armador terminou em 2012, tendo sido transferido para outro operador germânico, no caso a Plantours Kreuzfahrten, que desta forma regressa aos Açores depois de em 2007 e 2008 ter efetuado escalas na Horta e Ponta Delgada com o navio Vistamar.
Tendo capacidade para 400 passageiros e 170 tripulantes, o Hamburg possui 15,016 mil toneladas de arqueação bruta, mede 144m de comprimento, 22m de largura e 6m de calado. Com 6 decks para passageiros, dispõe de 204 cabines, 124 das quais são exteriores e 80 interiores.
Quanto a comodidades, começamos por salientar o ambiente confortável e intimista com que o Hamburg presenteia os seus passageiros. Apesar das pequenas dimensões, o nosso próximo visitante demarca-se das mega construções da atualidade por proporcionar uma experiência diferente a todos os que nele têm o privilégio de realizar um cruzeiro. 

 

Capaz de visitar locais menos habituais mas não menos interessantes, como os já atrás mencionados Grandes Lagos ou zonas polares, devido ao casco reforçado para o efeito, tornam o Hamburg num misto de navio de cruzeiros e expedição. 


Claramente vocacionado para o mercado alemão faz, por isso, jus a todos os predicados que os alemães tanto apreciam. As áreas públicas apresentam uma decoração elegante e contemporânea, assim como os camarotes. A zona mais popular a bordo é o Palm Garden, um misto de buffet, bar, salão e observatório. O restaurante do deck 3 e os vários bares que o navio disponibiliza são também apreciados por todas aqueles que desfrutam de uma viagem a bordo deste navio. Dispõe ainda de uma piscina, biblioteca e ginásio.


Após alguns anos de ausência, saúda-se o regresso deste operador aos Açores e logo com escalas em três ilhas. Depois da Horta, amanhã estará na Praia da Vitória (chegada prevista para as 8h00) e para o dia 28, o Hamburg tem agendada escala no terminal das Portas do Mar, concluindo aí o périplo pelas ilhas açorianas.


Participe no blogue e envie-nos as suas fotos desta escala para cruzeirospdl@gmail.com

Referências: André Velho Cabral - Portos dos Açores (Facebook)

Fotos do Hamburg na Horta (2013/03/26)
Itinerário actual
Site Oficial do Hamburg
Site Oficial do Operador Plantours Kreuzfahrten
Lista de Escalas Previstas - 2013

Sem comentários: