domingo, 30 de outubro de 2022

CELEBRITY EDGE pela 3ª vez em Ponta Delgada

Amanhã, dia 31 de Outubro o terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber o  CELEBRITY EDGE, o primeiro navio da "Edge Class" da reconhecida operadora Celebrity Cruises, uma das empresas "premium" do grupo Royal Caribbean International.

Será a terceira escala daquele luxuoso paquete em Ponta Delgada, depois das paragens na nossa ilha a 7 de Novembro de 2018 na viagem de entrega do navio, unicamente com tripulantes e trabalhadores do estaleiro que se encontravam a bordo a proceder aos acabamentos finais do mesmo. A segunda paragem verificou-se a 6 de Maio de 2019 em cruzeiro transatlântico "Eastbound" entre Fort Laudardale e Southampton.

Esta sua terceira escala nos Açores faz parte de um itinerário transatlântico iniciado em Civitavechia no passado dia 24 e que engloba para além da paragem em Ponta Delgada escalas  em Ajaccio na Córsica, Palma de Maiorca e Gibraltar, antes da sua chegada a Fort Laudardale no próximo dia 7 de Novembro, aonde o navio ficará sediado para a temporada de Inverno nas Caraíbas. 

O CELEBRITY EDGE é um navio com uma conceção totalmente diferente da maioria dos atuais navios de cruzeiros, com inovações até à chegada daquele navio nunca tinham sido apresentadas. O seu visual distingue-se  desde logo com o design da sua proa com uma configuração a fazer lembrar as proas dos grandes transatlânticos do inicio do século XX, e que começa a ser um novo design dos novos navios que começam a aparecer na mercado.

Possui 129.500 toneladas de arqueação bruta, 307 metros de comprimento, 39 metros de boca e um calado de 9 metros. Disponibiliza 14 decks para passageiros. Tem capacidade para alojar 2.918 passageiros nos seus 1.467 camarotes, sendo 81% com varandas, 10% com vista janela e 9% interiores. A sua tripulação é composta por1.320 elementos. 

O navio oferece 4 restaurantes principais, 7 restaurantes de especialidades  e 5 locais de refeições complementaras. Existem igualmente 11 bares distribuídos nos diversos espaços do mesmo. 

Por tudo o que foi criado neste navio, a Celebrity Cruises pagou a módica quantia de 1.000 milhões de $USD, que veio demonstrar que a companhia não se poupou para oferecer algo de novo e inovador na industria de cruzeiros.

Segundo as informações da CMJ Rieff & Filhos, agentes da Celebrity Cruises nos Açores o navio transporta 1672 passageiros e 1058 tripulantes, estando a sua chegada a Ponta Delgada prevista para as 07H00,  devendo permanecer entre atracado até ás 17H00.

fotos : António Silva, António Simas
texto : António SIlva/Azores Cruise Club

Sem comentários: