quinta-feira, 13 de outubro de 2022

AMERA na Horta e Ponta Delgada

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã, dia 14 a escala do navio de cruzeiros AMERA, último paquete a integrar a conceituada operadora alemã Phoenix Reisen.

Esta escala em Ponta Delgada faz parte de um excelente itinerário de 19 noites iniciado na cidade canadiana de Montreal no passado dia 1 e que inclui paragens em Quebec City, Gaspe, Principe Edward Island, Sidney NS, Saint Pierre and Miquelon Islands e St Johns, no Canada, Horta (hoje), Ponta Delgada  e La Coruna em Espanha, antes da sua chegada no próximo dia 20 a Bremerhaven na Alemanha.

O Amera foi construído em 1988 nos estaleiros finlandeses Wartsila Marine em Turku como Royal Viking Sun para a extinta operadora Royal Viking Line. Depois de navegar durante seis anos sob a bandeira daquela operadora, foi incorporado em 1994 na reputada operadora inglesa Cunard Line que entretanto havia adquirido a Royal Viking Line pela mesma ter encerrado as suas operações. Em 1999 foi renomeado Seabourn Sun quando a Seabourn Cruise Line o adquiriu. Depois de três anos a navegar sob aquele nome e por decisão da Seabourn o mesmo foi transferido para a companhia Holland America Line, tendo mudado de nome para Prinsendam. 

Com este nome visitou diversas vezes os portos de Ponta Delgada, Horta e Praia da Victoria até 2018, quando a HAL anunciou a sua venda á Phoenix Reisen, com entrega do mesmo em Julho de 2019. A 30 de Outubro fizemos os últimos registos do navio como Prinsendam

Quanto aos seus dados técnicos o Amera possui 39.051 GT de arqueação bruta, 205 metros de comprimento, 29 metros de boca e 7,5 metros de calado. Dispõe de 9 decks de áreas publicas e tem capacidade para alojar 835 passageiros e 440 tripulantes.

Segundo a informação da Albano de Oliveira Sucrs, agentes da Phoenix Reisen nos Açores neste itinerário o navio transporta 637 passageiros e 414 tripulantes, estando a sua chegada agendada para as 07H00 e a partida com destino a La Coruna  para as 18H00.

fotos & texto : António Silva/Azores Cruise Club

Sem comentários: