sábado, 19 de janeiro de 2013

Açores - Antevisão da Temporada de 2013

Texto: Portos dos Açores S.A

 Foto: António Simas (Azores Cruise Club)

Se 2012 foi um ano marcante (rever aqui), não é menos verdade que perspetivamos 2013 igualmente promissor em virtude das 110 escalas já agendadas e dos estimados 107 mil passageiros que irão visitar os Açores.

Carnival Legend - Foto: Ship Parade

Em 2012, ultrapassar a barreira das 100 escalas e dos 100 mil passageiros foi um objetivo que traduziu o inequívoco esforço na promoção dos portos açorianos, estes que são cada mais ponto de referência nas rotas transatlânticas. Outro propósito que tem norteado as acções promocionais nesta área, visa incrementar os cruzeiros temáticos às ilhas. Face a este propósito, estamos a prever que, no ano que se avizinha, a contínua aposta em itinerários com esta especificidade realizados por importantes operadoras como a Noble Caledonia, Sea Cloud Cruises, Hapag Lloyd, Plantours & Partner ou a recente Passat Kreuzfahrten.

Thomson Spirit - Foto: Ship Parade

Abril com 38 escalas, Outubro com 22 e Novembro com 16 são os meses mais movimentados de 2013, ao passo que as ilhas mais visitadas serão S. Miguel com 61 escalas, seguida do Faial com 18 visitas, Terceira com 13 e Pico com 4. Ao nível dos cruzeiros generalistas, a P&O Cruises lidera o número de visitas aos Açores, seguida da Holland America, Fred Olsen Cruise Line e Saga Cruises. No que toca à categoria dos temáticos temos a Noble Caledonia com 10 escalas e Hapag Lloyd com 9.

 
Riviera - Foto: Ship Parade

Quanto a escalas inaugurais, o nosso destaque centra-se nos dias 16 de Abril, 11 e 23 de Novembro, aquando das escalas do Carnival Legend, Thomson Spirit e Riviera, respetivamente. Em relação ao navio da Carnival Cruise Lines a referência a esta estreia prende-se com um regresso, após duas décadas, de uma companhia que muito recentemente voltou a operar na Europa, integrando, por isso, os Açores nos seus itinerários transatlânticos.

Norwegian Star - Foto: Ship Parade

Quanto ao Thomson Spirit, da operadora Thomson Cruises, assinala a estreia absoluta em mares açorianos daquele operador britânico e logo com 4 escalas. Relativamente às restantes escalas inaugurais, Março marca a estreia do navio Hamburg, que vai efetuar 4 visitas a outras tantas ilhas açorianas. Em Abril o iate de cruzeiros francês, Le Ponant, o navio-almirante da SilverSea, Silver Spirit, a mais recente aquisição da Voyages of the Discovery, Voyager e o Norwegian Star são as novidades agendadas.

 
Adventure of the Seas - Foto: Ship Parade

Ainda em Abril, saliência especial para o dia 23, quando o porto de Ponta Delgada receber 4 navios de cruzeiro em simultâneo (Crown Princess, Delphin, Island Sky e Sea Cloud 2). No dia seguinte, ocorrerá situação semelhante, desta feita com 3 navios (Vision of the Seas, Voyager e Royal Clipper).

Caribbean Princess - Foto: Ship Parade

Para Maio, as novidades serão as visitas do Adventure of the Seas, Caribbean Princess e Celebrity Infinity.

 
Celebrity Infinity - Foto: Ship Parade

Assinalamos ainda os regressos dos navios Ryndam, Star Clipper, Wind Star e a despedida do Saga Ruby em Novembro, clássico navio que será cessará atividade em Janeiro de 2014.


Lista de Escalas Previstas - 2013
Balanço de Atividade de Navios de Cruzeiro em 2012

Sem comentários: