segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Antevisão de Escalas para o 2º Semestre de 2012



No início de 2012, os dados existentes e, posteriormente tornados públicos, permitiam antever um ano assinável relativamente à atividade de cruzeiros na Região. O primeiro semestre veio confirmar as melhores previsões, efetivadas com o registo de 81 escalas e 58158 visitantes, o que equivale por dizer que foram atingidos números recorde comparativamente aos períodos homólogos de anos anteriores. Se a estes números adicionarmos as ainda agendadas 48 visitas às nossas ilhas, que devem implicar a vinda de cerca de 51500 passageiros, podemos facilmente concluir que serão ultrapassados os marcos de referência estabelecidos em 2011.

Julho foi o único mês que não registamos qualquer escala, uma vez que já em Agosto as duas visitas do Marco Polo voltaram a animar os mares açorianos. De Setembro a Dezembro antevemos uma interessante dinâmica de turismo de cruzeiros nas ilhas, dinâmica esta que vai ser mais notória no mês de Outubro.


No mês de Setembro, realce para os regressos do Athena, Princess Daphne, Delphin, Oriana e Regatta à Região, bem como para a estreia do Vision of the Seas em Ponta Delgada. Será um mês com 6 navios, que por sua vez representam 12 escalas, tendo em conta que os três primeiros efetuam itinerários com três paragens no arquipélago.


Com 19 escalas, estimamos que Outubro seja o terceiro mês mais movimentado do ano, depois de Abril e Maio. Altura por excelência dos cruzeiros transatlânticos, o mês em questão apresenta, por isso, grande dinamismo nos principais portos dos Açores e com navios de referência na atualidade como são os casos do Queen Victoria, Azura, Norwegian Epic, Ruby Princess ou o Celebrity Eclipse (este com 2 visitas). Destaque para a dupla estreia do Artania (Horta e Ponta Delgada) e para mais um cruzeiro temático efetuado pela Passat Kreuzfahrten – a 27 de Setembro realiza escala inaugural em Ponta Delgada o Delphin – de 28 de Setembro a 5 de Outubro nos Açores operadora alemã Hapag Lloyd, com o Bremen. Pelo segundo ano consecutivo, este pequeno navio de cruzeiros vai realizar um périplo pelo nosso arquipélago, numa tipologia de cruzeiro cada vez mais importante para a dinâmica que se pretende implementar neste setor.


Novembro será igualmente um mês interessante em virtude das estreias do Columbus 2 em Ponta Delgada e Saga Sapphire na Praia da Vitória. Destaque ainda para os regressos do Independence of the Seas e Rotterdam, sem esquecer a 4ª escala de 2012 protagonizada pelo Celebrity Eclipse.

 

Para o último mês do ano estão previstas 5 visitas, todas elas em Ponta Delgada. Inevitável realce para o dia doze quando o Crown Princess e o Boudicca atracarem em simultâneo naquela cidade, algo que começa a verificar-se cada vez mais mesmo nos meses de inverno. No dia seguinte será a vez do Saga Sapphire realizar a escala inaugural em Ponta Delgada.

A temporada de 2012 encerra no dia 14 de Dezembro com o Arcadia, navio que, curiosamente, foi o primeiro a visitar os Açores no corrente ano.

Sem comentários: