sábado, 29 de outubro de 2011

Memórias: Ruby Princess



O próximo visitante das Portas do Mar é a mais recente jóia da coroa da Princess Cruises. De facto, o Ruby Princess foi, até à data, o último navio a integrar a extensa frota da companhia americana e é, a par dos gémeos Emerald Princess e Crown Princess, um dos maiores e mais evoluídos paquetes da Princess.


Categoria: ****
Companhia: Carnival Corporation

Operadora: Princess Cruises
Construtor: Fincantieri, Monfalcone (Itália)
Ano de Construção: 2008
Tonegagem: 113,561 t
Comprimento: 290m
Boca: 36m
Calado: 8m
Potência: 2x 42,000 kW
Velocidade de serviço: 22,5 nós
Capacidade máxima de passageiros: 3782
Elementos de Tripulação: 1200
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Hamilton, Bermudas




Em relação aos seus antecessores, o Ruby Princess não é um navio que tenha introduzido significativas inovações, na medida em que apresenta todas as comodidades e entretenimento mais populares na generalidade dos Princess, tais como a Piazza de três andares com uma padaria no local, os salões e bares temáticos ou restaurantes requintados como o Sabatini, o Crown Grill ou o Botticelli. 


Igual destaque, merecem o Sanctuary, local de repouso só para adultos, o Movies Under the Stars, um ecrã gigante junto de uma piscina, a Lotus Pool – uma piscina onde é possível nadar contra-corrente e o Kid’s Centre, zona destinada a crianças e adolescentes verdadeiramente formidável.  


Relevo ainda, para a Horizon Pool, uma piscina muito bem enquadrada na popa do navio e para o Skywalkers Nightclub, um misto de discoteca e observatório, situado junto da chaminé, que proporciona um privilegiado panorama do barco e espaço exterior. 


Mas apesar de não haver muitas novidades neste novo navio, existem algumas inovações interessantes. Neste âmbito, destacamos que foi introduzido no Ruby Princess o conceito de Ultimate Ship Tour, ou seja um género de excursão interna onde os passageiros têm a oportunidade de explorar as áreas do navio, que nunca são vistos normalmente, como a sala de controle do motor, as cozinhas, o laboratório de fotografia ou a ponte de comando.


Muitos açorianos já tiveram oportunidade de viajar nestes navios, graças a iniciativas de agentes locais de turismo e puderam constatar que a Princess oferece um serviço de excelente qualidade e os seus navios são de categoria superior. 


Outro facto importante, é que, esteticamente falando, estamos perante um navio que cativa a atenção de quem passa na marginal de Ponta Delgada, pelo menos assim tem sido quando cá aporta algum paquete da Grand Class.  


Esta escala insere-se num cruzeiro de reposicionamento do navio da Europa para a América. A viagem iniciou-se no passado dia 19 de Outubro em Veneza, tendo o navio aportado entretanto nas cidades de Nápoles, Roma, Livorno, Cannes, Barcelona e Lisboa. Ponta Delgada é a última escala antes do destino final, no dia 6 de Novembro em Fort Lauderdale. O navio estará atracado nas Portas do Mar entre as 9 e as 18 horas. Em 2012 este navio volta a passar por Ponta Delgada, tendo escala prevista para o dia 21 de Outubro.





Sem comentários: