terça-feira, 11 de outubro de 2011

Memórias: Bremen

Texto: André Velho Cabral (Portos dos Açores)
Fotos: Shipspotting.com







Este itinerário de 12 dias é de grande interesse para os Açores em virtude de potenciar a nossa Região como destino para o importante nicho de mercado alemão e não apenas ponto de paragem em roteiros transatlânticos.
 

Inaugurado em Novembro de 1990, o nosso próximo visitante foi construído nos estaleiros Mitsubishi Heavy Industries, no Japão, então com a designação Frontier Spirit. Mede 111m de comprimento, 17m de largura, 4,8m de calado, desloca 6,752 toneladas de arqueação bruta a uma velocidade de 15 nós e tem capacidade máxima para 180 passageiros com 107 tripulantes. O navio possui 6 decks públicos com um total de 82 cabines, todas elas com vista para o exterior.
 

Claramente vocacionado para cruzeiros de expedição, o Bremen oferece aos seus passageiros, maioritariamente alemães, a possibilidade de rumar aos locais mais inóspitos do planeta, como são os casos do Ártico e da Antártida, de modo a que aqueles vivenciem experiências verdadeiramente únicas e radicalmente diferentes de um cruzeiro tradicional.
 

A sua excelente manobrabilidade, aliada ao facto de estar dotado de moderno equipamento para as afamadas aventuras polares, fazem deste navio um dos mais apreciados do seu género. Neste âmbito, destaque para os seus 12 zodíacos, casco reforçado para navegar em mares gelados (categoria E4), incineradora para detritos e heliporto.
 

A bordo do ex Frontier Spirit não encontramos casinos, bingos, jacuzzis, grandes áreas comerciais ou entretenimento constante, uma vez que se destina aos verdadeiros amantes da natureza e a todos aqueles que apreciam o contacto directo com a vida selvagem, viajando confortavelmente num navio luxuoso.
 

Com boa gastronomia e comodidades de assinalável bom gosto, este navio ficou também conhecido pelo interessante facto de estar intimamente ligado à descoberta, em 2003, de uma ilha não catalogada na Antártida. No ano seguinte, a referida ilha foi baptizada com a designação Bremeninsel, numa clara alusão ao navio ligado a esse acontecimento.
 
Fonte: Youtube

Depois de ter visitado o arquipélago açoriano em 2002 e 2004, o presente ano marca o regresso do Bremen aos Açores, estando já agendado idêntico cruzeiro para 2012.


Sem comentários: