sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MSC Cruzeiros interessada em viagens a partir dos Açores


A MSC Cruzeiros Portugal, na voz do seu director-geral, Eduardo Cabrita, em declarações à RTP Açores, reafirmou (à semelhança do que já tinha feito em 2010) o interesse da companhia de capitais italianos em incluir Ponta Delgada nos seus roteiros desde o mediterrâneo, nomeadamente desde as suas bases em Génova e Barcelona, onde se concentram a maior parte dos navios da sua frota na época alta.

Eduardo Cabrita afirmou que têm existido contactos entre as várias entidades de modo a estudar os possíveis itinerários que incluam o Porto de Ponta Delgada, tirando partido da melhor proximidade com o Funchal, onde já existe uma operação de sucesso em curso na época baixa com embarques e desembarques no porto Madeirense.


A concretizar-se, para o mercado de cruzeiristas Açorianos seria uma excelente oportunidade de efectuar um cruzeiro sem recurso ao avião, diminuindo significativamente o custo final. Para o turismo de época baixa seria também uma excelente novidade. É também intenção da MSC e dos agentes de viagem dar um melhor aproveitamento à oferta de voos existente nos seus pacotes entre os Açores e os portos de embarque onde a oferta de cruzeiro é maior, seja através de ligações directas regulares (Funchal) ou sazonais (Barcelona, Copenhaga). A parceria existente com a SATA Internacional poderá vir a dar outros frutos nesse aspecto.

Nos últimos anos a MSC iniciou escalas com navios de cruzeiro em Ponta Delgada, fruto do posicionamento do MSC Orchestra (inicialmente) e do MSC Poesia no Norte da América entre Setembro/Outubro e Abril/Maio. Tal não se irá verificar em 2012 uma vez que a MSC optou por recorrer a outros portos para as suas viagens transatlânticas. No entanto em 2013 já existe novamente uma escala prevista do MSC Poesia em Ponta Delgada (dias 28 e 29 de Abril).


A MSC Cruzeiros iniciou esta Terça-Feira em Ponta Delgada o seu roadshow. Entre os dias 10 de Janeiro e 2 de Fevereiro, Ponta Delgada, Lisboa, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Funchal, Leiria, Faro, Portimão e Évora recebem as grandes novidades da companhia italiana.


Foram apresentados os itinerários 2012, o novo navio MSC Divina e as estratégias de política comercial com base no novo tarifário, novos segmentos e novas promoções. Foi também abordada a evolução do MSC Online, o eficiente sistema de reservas online criado pela MSC Cruzeiros para os agentes de viagens.


“Depois do sucesso do roadshow de 2011 em que reunimos cerca de 900 agentes de viagens, resolvemos manter as datas e adicionar novas cidades para começar o novo ano com as novidades da MSC Cruzeiros para 2012”. Segundo Eduardo Cabrita, “este ano existem muitas novidades no nosso catálogo, nomeadamente o novo conceito de tarifa mínima e tarifa máxima na apresentação do preço dos cruzeiros, novos itinerários, na sua maioria com voos e transferes incluídos e ainda a parceria com a CP – Comboios de Portugal, temas que são abordados nas sessões com os agentes”, acrescenta.

Fontes:
RTP Açores Online
Opinião: Eduardo Cabrita (Setembro 2011)
Açores Podem Entrar na Rota dos Cruzeiros Mediterrânicos (2010/07/05)

2 comentários:

Bruno Rodrigues disse...

Ficamos a aguardar novidades da parte da MSC, com a continua expansão da sua frota. Efectivamente poderemos tirar partido da proximidade com a Madeira. Um cruzeiro com paragens no Funchal e Ponta Delgada será com certeza um bom atractivo. Resta saber se a MSC estará disposta a vir aos Açores para fazer escala num único porto.

Talvez no futuro, com o novo Cais Norte da Horta pronto, a MSC possa arriscar-se a testar um cruzeiro Atlântico com duas escalas nos Açores (Ponta Delgada e Horta). À partida (e em teoria...) os navios MSC da classe Mistral (com 250 metros de comprimentos e calado de 6,6 metros) terão condições de atracagem na Horta.

Tenho ouvido falar na questão de haver ou não condições para efectuar excursões na Horta para 50% (média dos passageiros que efectuam excursões) dos passageiros (navios com capacidade máxima de 2200 e normal de 1800 passageiros). Penso que isto é uma falsa questão: nunca ouvi queixas da Holland America Line, que já esteve na Horta várias vezes com navios de capacidade ligeiramente superior a estes mencionados da MSC (Noordam, Westerdam, em 2012 Nieuw Amsterdam)nem da P&O (Oriana, Oceana). Novamente, penso que isto é uma falsa questão, trata-se de organização (nem que para isso dêem a possibilidade aos passageiros de efectuarem excursões também ao Pico, por exemplo, distribuindo melhor o caudal de turistas). Já estaríamos a falar na prática num cruzeiro com possibilidade de visitar até 3 ilhas dos Açores. Espero mesmo que o novo cais da Horta tenha no mínimo (e deveria ter mais...) os tais 8 metros de profundidade.

Resta-nos aguardar que as expectativas da MSC Cruzeiros Portugal encontrem concordância por parte da casa mãe em Itália.

FranciscoM disse...

Sinceramente, tenho muito dúvidas que o novo Porto da Horta tenha pelo menos 8 metros de fundo.