domingo, 9 de maio de 2010

Açores podem entrar na rota dos cruzeiros mediterrânicos


São Miguel possui o melhor cais de cruzeiros de Portugal. O elogio abrange todo o continente e ilhas e por isso mesmo Carlos Vasconcelos, presidente do Conselho de Administração da MSC Cruzeiros Portugal considera que oxalá os outros portos possam seguir a mesma perspectiva seguida aqui. Mais, na opinião do mesmo responsável, na perspectiva da busca constante que a indústria dos cruzeiros faz em permanência, em alternativa aos cruzeiros tradicionais no Mediterrâneo, Caraíbas ou até América do Sul, consideramos que os Açores poderão ser uma alternativa aos mesmos, pelas características próprias que se nos apresentam.

Por isso mesmo, na conferência de imprensa que ontem decorreu ao final da manhã a bordo do MSC Poesia, que pelas 17 horas zarpou de Ponta Delgada a caminho de Lisboa, Eduardo Cabrita, Director-Geral da MSC Cruzeiros em Portugal salientou que, apesar de estarem previstas, neste momento, para ainda este ano e para 2011, mais duas escalas de navios da companhia, não estará descartada a hipótese de realização de mais escalas nos Açores, sendo que, de momento, esta é uma questão estratégica e que se encontra a ser debatida. Quanto à infra-estrutura em si, também foi unânime em considerar que este é um exemplo a seguir, pois trata-se de uma unidade muito bem construída e adaptada às circunstâncias que hoje se apresentam aos navios de cruzeiros e por isso mesmo, em termos de estrutura e de cidade são mais-valias.

Se os portos nos fizerem as perguntas certas para a promoção do seu destino, com certeza que teremos a mais-valia de saber como estar no mercado. Como tal, as excursões oferecidas nos destinos e a proximidade à cidade, são dois factores chave para que o destino se torne muito apetecível aos passageiros. Por isso mesmo considero que, em termos operacionais, ajuda muito que um porto tenha esta operacionalidade que nos foi apresentada e a proximidade à cidade que está à vista e que este porto possui, referiu ainda Eduardo Cabrita.
 
Já no que diz respeito à visão que a companhia de navegação (a segunda maior empresa do mundo de transporte de contentores) tem da nossa Região, o director geral da MSC Cruzeiros em Portugal considerou que os Açores possuem uma importância extraordinária, especialmente, quando os navios fazem o posicionamento da Europa para a América e vice-versa e deixou claro que, com os avanços tecnológicos que a própria companhia tem vindo a seguir, cada vez mais os Açores poderão estar incluídos em escalas e cruzeiros pensados para poder atrair passageiros à Região. Pensamos mesmo que os Açores são um arquipélago a descobrir neste sentido. 


4 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Ainda falta mais escalas em 2011 como por exemplo o MSC Magnífica, Slendida etc...

Cumprimentos

Bruno Rodrigues disse...

Boa noite,

Caro anónimo, as escalas colocadas neste blogue são aquelas que temos confirmadas em diversas fontes (companhias e agências de viagens). Obviamente que sabemos que o Magnifica e o Splendida vêm, mas só as iremos colocar quando houver uma confirmação.

Cumprimentos,

FranciscoM disse...

Mas essas escalas foram avançadas por quem ? e para que datas ?

A escalas anteriormente colocadas aqui referentes ao Splendida e ao Magnifica foram canceladas.

Bruno Rodrigues disse...

Essas escalas foram avançadas verbalmente por responsáveis da Portos dos Açores e pelos responsáveis da MSC Cruzeiros em Portugal, aquando da visita a bordo do MSC Poesia.
As escalas colocadas aqui são apenas as quais se encontram confirmadas nos sites das companhias e agências de viagens. No caso concreto destas duas, não me recordo de terem sido adicionadas e posteriormente retiradas.

Aguardamos pela confirmação (ou não) destes 2 navios cá.

Cumprimentos,