terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Novo Disney Fantasy em Ponta Delgada a 20 de Fevereiro


É certamente uma das escalas mais aguardadas este ano em Ponta Delgada, a do novíssimo Disney Fantasy (da Disney Cruise Line), no dia 20 de Fevereiro, segunda-feira de Carnaval. A Portos dos Açores S.A. aponta na sua lista oficial para uma escala de 11 horas (entre as 7h00 e as 18h00). Esta será uma escala especial por várias razões:

- Tratando-se da viagem inaugural, será alvo de algum mediatismo acrescido e divulgação.

- É a segunda vez que um navio da Disney Cruise Line escala Ponta Delgada. A primeira foi em Julho de 1999, na altura o novíssimo Disney Wonder (segundo navio da companhia) fez uma escala técnica para reabastecimento de combustível, sem passageiros na sua viagem inaugural de Southampton para Port Canaveral (Florida, EUA). Se em 1999 recebemos a visita do Pato Donald e dos seus sobrinhos, em 2012 receberemos o Dumbo!

Popa do Disney Wonder

Popa do Disney Fantasy

- O Disney Fantasy ficará detentor do registo de maior navio em comprimento a atracar no terminal Portas do Mar, com 340 metros (mais 1 metro que o actual detentor deste registo, o Independence Of The Seas).

Disney Wonder in Punta Delgada, Azores

- O Disney Fantasy, ao contrário do Disney Wonder em 1999, não fará esta escala sem passageiros. A bordo seguirão centenas (se não milhares) de agentes, operadores turísticos e convidados nesta viagem inaugural. Com 128 mil toneladas, consegue albergar 4000 passageiros na sua capacidade máxima.

O novo navio da Disney Cruise Line saiu Domingo (8 de Janeiro) do interior dos estaleiros de Meyer Werft (Alemanha), os mesmos estaleiros que construíram toda a classe de navios Solstice da Celebrity Cruises, bem como os mais recentes navios da AIDA Cruises, entre muitos outros.

Fonte: Youtube

Conheça melhor este magnífico navio que tem sido abordado por diversas vezes pelo blogue da Revista Cruzeiros. Veja todos as entradas aqui.

Resta-nos aguardar por este dia, que traga bons mares, bom tempo para um dia memorável que será seguido com atenção e mediatismo que uma viagem inaugural assume.

Site Oficial da Disney Cruise Line
Disney Fantasy no blogue da Revista Cruzeiros
Fotos da saída dos Estaleiros Meyer Werft (Cruise Industry News)
Vídeo da saída dos Estaleiros Meyer Werft (Youtube)

6 comentários:

Antonio Silva disse...

Sem dúvida a escala do ano!. Esperemos que haja uma recepção mediática por parte das autoridades ligadas ao turismo dos Açores, pois as largas centenas de elementos da comunicação social especializada que estarão a bordo poderão ser um grande veículo de promoção do destino Açores. Que S.Pedro colabore para que este dia 20 de Fevereiro fique registado a letras douradas no turismo de cruzeiros dos Açores.

Antonio Silva disse...

Caro Bruno,
Parabens!! Mais um excelente trabalho de pesquisa da tua parte.
Em nome dos seguidores deste blog um grande "OBRIGADO" pela tua dedicação a este tema que nos é a todos muito querido.

Paulo Costa disse...

Há confirmação de que as Portas do Mar poderão receber o navio? É na mesma semana do SATA Rali Açores!

Anónimo disse...

O rali é do dia 23 a 23 de Fevereiro!

Antonio Silva disse...

Como o navio sai na 2ª ao fim do dia haverá tempo de sobra para se montar tudo o que é relacionado com o Sata Raly Açores, e mesmo que fosse mais tarde a minha opinião pessoal é de que as Portas do Mar foram construidas para receberem navios de cruzeiro e só depois é que deverão servir como apoio a outros eventos, mesmo que sejam também mediáticos.

Bruno Rodrigues disse...

Nem mais, o António disse tudo! As Portas do Mar e a sua plataforma superior em concreto são primeiramente um terminal de cruzeiros e depois um parque de assistência para rallye. E nunca o contrário como já aconteceu, quando mandaram o Prinsendam apanhar com pó de cimento para o porto comercial... Felizmente penso que existe hoje em dia outra sensibilidade por parte das nossas autoridades. E tendo em conta a escala que é, esta sensibilidade deve aliás ser incrementada.