sábado, 17 de setembro de 2011

Memórias: MSC Poesia

Na próxima segunda-feira volta a estar entre nós o magnífico MSC Poesia, navio da MSC Crociere. Este navio efectua a sua 3ª escala absoluta nas Portas do Mar, integrada numa viagem transatlântica de 18 dias entre Kiel e Nova Iorque, viagem essa que inclui visitas a Copenhaga, Zeebrugge, Southampton, Vigo, Lisboa, Ponta Delgada e King’s Warf, na Bermuda. 


O navio estará atracado com os seus cerca de 2500 passageiros nas Portas do Mar entre as 9 e as 18 horas. 
Tripulantes são 972, sendo cerca de 50% Indonésios, 10% Italianos e os restantes 40% de nacionalidades diversas, num total de 40 nacionalidades!
Recordamos agora alguns pormenores deste navio que o ACC terá oportunidade de visitar a bordo.


Texto: André Moura (ACC)



Propriedade da cada vez mais destacada companhia italiana MSC Crociere, o MSC Poesia é um navio de cruzeiros que iniciou a sua actividade em Abril de 2008, tendo sido construído nos estaleiros Aker Yards (agora designados por STX Europe), em St. Nazaire, França. Trata-se do terceiro de 4 navios da classe Música, depois do MSC Música e do MSC Orchestra e antes do MSC Magnifica.


Categoria: ****
Companhia/Operadora: MSC Cruises
Construtor: Aker Yards (Chantiers de L'Atlantique), St. Nazaire (França)
Ano de Construção: 2008
Tonegagem: 92,627 t
Comprimento: 293,8m
Boca: 32,2m
Calado: 7,9m
Potência: 2x diesel 58,364 kW
Velocidade de serviço: 23 nós
Capacidade máxima de passageiros: 3013
Elementos de Tripulação: 987
Oficiais: Italianos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Panamá


Com as suas imponentes 92,627 toneladas, com 293 metros de comprimento, 32 metros de largura, 8 metros de calado e capacidade máxima para 3013 passageiros (ocupação média nos 2550) fazem do MSC Poesia um grande navio de cruzeiro, que tem a particularidade de ter por madrinha de baptismo a famosa actriz italiana Sophia Loren.


É um navio que segue a linha inovadora desta classe Música, que dispõe de motores ecológicos e de um tratamento de resíduos verdes, para além ser o primeiro a ter uma pintura especial Intersleek 900 na zona submersa do calado que o mantém limpo sem necessidade de usar biocidas poluentes. Outro destaque a este nível, prende-se com o facto de ser um barco com uma grande eficiência no que concerne ao consumo de combustível.   


No que respeita às tão apreciadas comodidades, o MSC Poesia é uma exaltação aos sentidos, desde o magnífico teatro Carlo Felice, ao Aurea SPA, à discoteca S32, passando pelo Zebra Bar, pelo restaurante e bar sushi japonês Kaito, ao Pigalle Bar, às 3 belas piscinas e o ecrã gigante, aos 13 elevadores ou aos 4 jacuzzis tudo resulta numa simbiose do assinalável requinte italiano combinado com a contemporaneidade minimalista. 


O nosso destaque especial vai para um piano de cristal colocado sobre água que se encontra no lobby central do barco.
    

A bordo do MSC Poesia, por norma, podemos contar com um género de cruzeiro generalista, com muita gente, imenso barulho e alguma confusão, se for principalmente uma viagem no mediterrâneo no verão. Para alguns, isto é a chamada ambiência ideal, outros não acharão tanto assim, mas o facto é que estamos perante um navio mais apelativo a casais jovens e famílias com crianças que apreciam esta dinâmica e estão preparados para muita movimentação. É também um navio mais direccionado para o mercado europeu, daí que muitos americanos não apreciem devidamente o género de serviço e de decoração.
    

Sem comentários: