sábado, 2 de dezembro de 2023

NIEUW STATENDAM em Ponta Delgada com 2289 passageiros e 989 tripulantes.

 

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber amanhã, dia 3 a escala do NIEUW STATENDAM, um dos navios que compõem a Pinnacle Class da conceituada operadora Holland America Line. 

O NIEUW STATENDAM visita Ponta Delgada no âmbito de um cruzeiro "Westbound" iniciado em Civitavecchia no passado dia 26 de Novembro e, para alem da paragem nesta cidade contempla passagens por Alicante, Málaga e Cádis em Espanha, antes da sua chegada a Fort Laudardale na Flórida.


Aquele navio iniciou a sua atividade a 6 de dezembro de 2018 e foi o segundo navio construído segundo o projeto Pinnacle, depois do Koningsdam. À semelhança da maioria dos navios da Holland America Line, foi construído nos estaleiros italianos de Fincantieri em Marghera, nos arredores de Veneza.

Possui 99.500  toneladas de arqueação bruta, 297 metros de comprimento, 34 metros de boca e um calado de 8 metros. Tem capacidade para acomodar 2666 passageiros em ocupação normal e 1025 tripulantes. Dispõe de 13 Decks de áreas públicas, aonde em 8 estão distribuídos os 1339 camarotes de diferentes tipologias. Neste cruzeiro transatlântico o  navio tem a bordo 2251 passageiros e 989 tripulantes. 


Tal como os restantes navios da companhia a sua decoração é muito sóbria, aonde impera os tons cinza e marrom.  Os arquitetos  e os designers de interiores preocuparam-se em transmitir ao navio um conceito musical muito distinto, batizando alguns dos deus decks com nomes de famosos compositores de outrora como Bethoven, Mozart, Gershwin e Schuert. 


O seu "atrium" de 3 andares foi concebido com um teto iluminado a imitar o céu aonde se pode apreciar o movimento das nuvens à deriva, numa atmosfera esplendorosa. Em suma um excelente navio de cruzeiros que tem merecido dos críticos da especialidade os melhores elogios.


Em termos de gastronomia o navio dispõe de diversos restaurantes, aonde se inclui o famoso Pinnacle Grill, o Rudi´s Sel de Mer, o Tamarind Restaurant e o The Dining Room, restaurante principal.

Disponibiliza igualmente nos diversos espaços 17 lounges e bares, e 2 piscinas, uma das quais com teto amovível e 5 jacúzis instaladas ao longo do Deck 9.


Segundo as informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores este luxuoso navio de cruzeiros é esperado em Ponta Delgada pelas 07H00, estando a sua partida com destino a Fort Laudardale marcada para as 17H00.

fotos : António SImas, António Silva
texto  : António SIlva/Azores Cruise Club

 

Sem comentários: