quarta-feira, 22 de novembro de 2023

NORWEGIAN PRIMA em escala inaugural em Ponta Delgada com 2838 passageiros e 1447 tripulantes

 

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber na próxima 6ª Feira a escala inaugural do NORWEGIAN PRIMA, o primeiro navio da "Prima Class" a ser construído para a Norwegian Cruise Line. É o segundo navio dessa classe a visitar Ponta Delgada em menos de uma semana, facto que merece ser devidamente realçado pois vem mais numa vez comprovar  a importância e o apreço que os Açores têm para aquela companhia, que anualmente nos visita com alguns dos seus mais emblemáticos navios.


A passagem em Ponta Delgada faz parte de um cruzeiro transatlântico iniciado em Barcelona no passado dia 20 e, para além da escala na nossa cidade, contempla paragens em Cartagena na Espanha e Kings Wharf na Bermuda, antes da sua chegada à cidade de New York no próximo dia 1 de Dezembro.


De acordo com o com o que foi divulgado pela NCL o Norwegian Prima foi projetado com amplos e inovadores espaços e dotado de um design diferenciado, aonde se inclui uma grande variedade de marcas e experiências. Para os experts da industria de cruzeiros o design desta nova classe de navios poderá ser entendida como uma resposta da companhia á Edge Class da Celebrity Cruises e World Class da MSC, navios com designs diferentes onde se destacam a concepção das proas a fazer lembrar os grandes navios do inicio do século XX


Ligeiramente menor que os navios da classe Breakaway Plus, o navio possui 294 metros de comprimento, 44 metros de boca e um calado de 8,7 metros. Possui 143.535 toneladas brutas de arqueação bruta  e capacidade para 3.219 hóspedes em ocupação dupla. A sua tripulação é normalmente constituida por 1388 elementos. Disponibiliza 20 Decks, dos quais 16 são de acesso publico, sendo 9 destinados a instalação dos seus 1646 luxuosos aposentos para passageiros. Neste cruzeiro o navio tem a bordo 2.838 passageiros e 1447 tripulantes.


Foi construído nos estaleiros italianos de Fincantiere em Marghera nos arredores de Veneza em 2021/2022 tendo sido entregue à companhia a 21 de Julho de 2022, tendo o seu custo orçado os 850 milhões de USD. O seu itinerário inicial ocorreu a 27 de Agosto a partir de Reykjavik na Islândia, aonde ocorreu o seu baptimo, sendo madrinha a popular cantora norte-americana Katy Perry. 


Ainda segundo a NCL, o Norwegian Prima  reivindica para si o título de um dos mais espaçosos navios de cruzeiros na categoria contemporânea, oferecendo tal como o Norwegian Viva, mais espaço ao ar livre e acomodações mais amplas do que qualquer outro navio novo.


Para isso dispõe de diversos restaurantes e snack-bares, alguns com esplanadas ao ar livre. Para além dos restaurantes principais The Commodore Room e o Huldson`s o primeiro espaço para refeições ao ar livre dispõe do "Indulge Food Hall", espécie de praça de alimentação de alto padrão com 11 diferentes opções de alimentação, aonde se inclui conceituados restaurantes de especialidade Los Lobos Cantina, Onda by Scarpetta, Coco's, Seaside Rotisserie e o Hudson´s entre outros. 


O navio tem como uma das principais atrações a Prima Speedway, uma das  maiores pistas de kart em alto mar, com 420 metros de circuito distribuída em três pisos. 


Outras atrações são o The Drop, um escorrega seco de queda livre com queda de 10 andares e o Ocean Boulevard, promenade externo que contorna o navio, com cerca de 4.000 m² de área. Dispõe de diversas piscinas, escorregas e "water slides" espalhados ao longo da sua promenade e Decks superiores.  

Igualmente no seu Prima Theatre & Club  são apresentados diversos espetáculos, muitos dos quais verdadeiros "interactives games shows" intitulados "Live on NCL".

 Para os interessados deixamos aqui um interessante vídeo sobre este navio.


O Norwegian Prima, tal como todos os navios de NCL é agendado pela CMJ Rieff & Filhos e segundo os dados disponibilizados na JUL da Portos dos Açores tem a sua chegada agendada para as 08H00 e a partida com destino a Kings Wharf na Bermuda marcada para as 16H00. 

fotos  : António Silva, NCL
Video: YouTube
texto  : António Silva/Azores Cruise Club

 

Sem comentários: