segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

NORWEGIAN GEM em Ponta Delgada com 1743 passageiros e 1029 tripulantes

 

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã dia 12, a escala do navio de cruzeiros NORWEGIAN GEM, um dos navios da  conceituada operadora norte americana Norwegian Cruise Lines.


Esta escala está integrada num cruzeiro transatlântico de 15 noites  que liga as cidades de Civitavecchia em Itália a New York,  aonde chegará no próximo dia 19 e que, incluiu igualmente paragens em Livorno, Marselha, Barcelona, Cádiz e Lisboa e irá ainda incluir uma paragem em Kings Wharf na Bermuda.


Construído nos famosos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenbourg na Alemanha em 2007, foi o quarto e último navio a ser construído nos moldes do projecto da "Jewel Class" para aquela operadora, depois do Norwegian Jewel, Pride of Hawai (actualmente Norwegian Jade) e Norwegian Pearl.



O Norwegian Gem é um navio que apresenta linhas elegantes e equilibradas, tendo como característica técnica relevante a existência de dois “Azipods” como propulsionadores, que facilitam toda a manobra do navio. Para além deste facto, outras vantagens deste sistema residem na redução drástica, quer ao nível de trepidação na parte traseira do navio, quer ao nível da insonorização. Possui 294 metros de comprimento, 32,2 metros de boca, um calado de 8,2 metros e possui 93.530 GT de deslocação. Tem capacidade para alojar 2394 passageiros nos 1197 camarotes, divididos em 182 suites, 360 com varanda, 243 exteriores com janela e 412 interiores. A sua tripulação é normalmente constituída por 1100 elementos.


Como já começa a ser hábito em algumas companhias de cruzeiros, o Norwegian Gem tem o casco pintado com várias pedras preciosas, seguindo a óbvia relação ao nome  “Gem”, aliás o que acontece com os outros navios desta companhia, ou seja, consoante o nome temos uma pintura correspondente. 
Na sequência desta situação inovadora no exterior do navio, também os seus interiores primam por uma dinâmica de cor claramente exuberante e profusa. Para alguns até demais, o que, claramente indicia um apelo a um público mais jovem e ativo, que procura ambientes típicos dos cruzeiros para as grandes massas. 


Casinos, bares, muita musica, cor e muita diversão são os predicados que aqui se podem encontrar. Para isso o navio dispõe de 11 restaurantes de muitas especialidades, 13 bares, 4 piscinas, um das quais para os mais novos, 6 jacuzzis, e diversos espaços para a pratica de desportos, Teatro e Discoteca.  


Segundo informação disponibilizada pela Portos dos Açores neste itinerário o navio transporta 1743 passageiros e 1029 tripulantes. A sua chegada está agendada para as 09H00, devendo partir pelas 19H00 com destino á Bermuda. 

fotos : António Silva, António Simas, NCL
texto : António Silva/Azores Cruise Club

Sem comentários: