segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Navio de cruzeiros de espedição OCEAN NOVA em escala técnica em Ponta Delgada

O terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber na próxima quarta-feira dia 21, a escala do navio do cruzeiros de expedição OCEAN NOVA, um dos navios operado s pela companhia  chilena Antárctica Air Cruises, que fará em Ponta Delgada uma escala técnica para reabastecimento de combustíveis e géneros. O navio é proveniente da Groenlândia e tem como destino  Montevideu na Argentina, não trazendo nenhum passageiro. 

Numa altura em que o nosso arquipélago continua a despertar o interesse de cada vez mais companhias de cruzeiros de expedição esta escala torna-se muito interessante pois é a primeira vez que um navio desta companhia chilena passa pelo arquipélago e, nunca se sabe se num futuro próximo a mesma não possa fazer também cruzeiros pelas nossas ilhas.

 O navio foi construído em 1992 nos estaleiros dinamarqueses Orskov Tard AS em Frederikhavn. Foi remodelado em 2000 e novamente em 2006, e projetado especificamente para navegar nas águas geladas da Groenlândia Ocidental.

O navio tem 2183 toneladas de arqueação bruta, 73 metros de comprimentos, 11 metros de boca e 3,8 metros de calado. Tem capacidade para alojar até 78 passageiros sendo a sua tripulação composta por 38 elementos. 

Os mais interessados poderão conhecer um pouco melhor este navio no link abaixo.  

De salientar que todos os seus 39 camarotes são exteriores. Outras das comodidades a bordo são a sua aconchegante biblioteca com uma extensa coleção de livros com temas polares, uma sala de jantar espaçosa, uma sala de apresentação confortável, um pequeno ginásio, centro médico e um lounge panorâmico onde os passageiros podem desfrutar de uma bebida e aonde os especialistas a bordo realizam palestras temáticas sobre história, flora e fauna. Outra das facilidade que o navio apresenta è disponibilidade de visitarem a ponte de comando a qualquer altura.


Segundo informação da Albano de Oliveira Sucrs, agentes do navio, a sua chegada está programada para as 09H00, devendo soltar amarras pelas 23H00 com destino a Montevideu.

fotos : Noble Caledonia, net
texto : António Silva/Azores Cruise Club 

Sem comentários: