domingo, 5 de fevereiro de 2012

Memórias: Saga Pearl II

 
Nos próximos dias o navio de cruzeiros Saga Pearl II irá realizar 3 escalas nos Açores no âmbito de um grande cruzeiro de 39 dias com início e término em Southampton (Inglaterra). Horta (6 de Fevereiro), Praia da Vitória (7) e Ponta Delgada (8) são os portos Açorianos com escalas deste navio da Saga Shipping.
    

Categoria: ****
Companhia: SAGA Group
Operadora: SAGA Shipping
Construtor: Howaldtswerke-Deutsche Werft (Alemanha)
Ano de Construção: 1981
Tonegagem: 18,591 t
Comprimento: 164m
Boca: 22m
Calado: 6,1m
Potência: 2x Diesel-Electric Sulzer - Wärtsilä combinado 15,400 kW
Velocidade de serviço: 21 nós
Capacidade máxima de passageiros: 446
Elementos de Tripulação: 252
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Nassau, Bermuda

Construído em 1981 nos estaleiros Howaldtswerke-Deutsche Werft, em Hamburgo, na Alemanha, o Saga Pearl II mede 164 metros de comprimento, 22 metros de largura, desloca 18,591 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 446 passageiros com 252 tripulantes. Este navio, que iniciou a sua actividade ao serviço da Saga em Março de 2010, possui um total de 253 cabines, distribuídas ao longo de 6 decks para passageiros, 60 das quais são destinadas a uma só pessoa.
    
Este navio já visitou os Açores anteriormente com outras designações e pertencendo a outros armadores: primeiro como Astor, depois como Arkona e mais recentemente como Astoria.
 
Fonte: Youtube - RTP Açores - Última escala do navio como Astoria em Ponta Delgada

O navio enquadra-se na política habitual da companhia, visto as suas áreas públicas privilegiarem elevados padrões de qualidade, ambiência intimista própria de um navio de pequenas dimensões e hóspedes na faixa etária acima dos 50 anos. Antes de iniciar a sua actividade ao serviço do operador britânico, foi sujeito a uma grande remodelação, que custou cerca de 20 milhões de libras esterlinas, remodelação essa necessária para se tornar um navio com a assinatura da Saga!
 

A sua decoração foi melhorada, com destaque para a utilização de madeiras nobres nas áreas públicas. Estas áreas foram significativamente aumentadas e a companhia decidiu acrescentar um novo espaço: a biblioteca. Para além desta adição, o nosso destaque vai para o salão Discovery e para o Shackleton’s Bar.
    

Apesar de estar já com mais de 30 anos, o remodelado Saga Pearl II, apresenta-se um navio de categoria assinalável, mas dirigido basicamente ao mercado britânico e a uma faixa etária específica. Com a sua chaminé muito peculiar, este navio trará, às três cidades açorianas que visita, um colorido diferente nos primeiros dias do mês de Fevereiro.


Estas serão provavelmente as últimas escalas do Saga Pearl II na região nos próximos tempos, uma vez que o navio irá em breve ser transferido para uma subsidiária da Saga Shipping, tendo no entanto já assegurado um novo navio, o Saga Sapphire (ex-Europa, ex-Bleu de France), que por sua vez tem estreias marcada para o dia 21 de Novembro do corrente ano na Praia da Vitória e a 13 de Dezembro em Ponta Delgada.

Fonte: Youtube

Saga Holidays
Lista de Escalas previstas para os Açores em 2012

Sem comentários: