segunda-feira, 14 de março de 2011

Número de passageiros poderá crescer 66,5%

Fonte: Correio dos Açores Online
Jornalista: Ana Coelho
Fotos: Azores Cruise Club

"O movimento de navios aumentou entre o ano passado e este, de 60 para 104 escalas, o que corresponde a um aumento de cerca de 63%. Já ao nível do número de passageiros, o aumento cifra-se nos 66,5%, sendo que entre 2010 e as previsões de 2011, o aumento de desembarcados passa de 61.756 para os 107.652. Os números, fornecidos à nossa reportagem pela Portos dos Açores, apontam ainda para aumentos crescentes e quase constantes, quer ao nível das escalas quer de passageiros, entre o ano de 2000 e o de 2010, sendo que no corrente ano serão batidos, segundo as perspectivas daquela empresa, todos os recordes quer ao nível dos navios, quer de passageiros quer mesmo de tripulações, onde o aumento previsto para este ano ronda os 13,4%.


Mais, só nos primeiros três meses deste ano, a Portos dos Açores conta já com sete escalas de navios de passageiros só no porto de Ponta Delgada, o maior do arquipélago, das quais resultarão, até ao próximo dia 19, um total de 8419 passageiros desembarcados em São Miguel, aos quais se juntarão mais 4038 elementos das tripulações destes mesmos navios. 

A atractividade dos portos portugueses tem vindo a merecer uma especial atenção por parte das grandes companhias de cruzeiro internacionais. O incremento do número de escalas nos últimos anos é, segundo uma nota emitida anteriormente pela Portos dos Açores, “claramente revelador desta tendência e as autoridades portuárias apresentam dados francamente positivos”.


Os Açores enquadram-se nesta crescente dinâmica e, tendo em conta a previsão de escalas para o próximo ano de 2011, podemos afirmar que as expectativas são optimistas, com um crescimento global de cerca de 60%, do número de navios a visitarem as 9 ilhas açorianas. Neste contexto, o terminal de cruzeiros “Portas do Mar” tem-se revelado um imprescindível trunfo para “conquistar” novas escalas.

Com base nos anúncios de escalas para o corrente ano, estão agendadas 104 escalas de navios de turismo de cruzeiro nos portos dos Açores. A confirmarem-se os referidos números, este segmento de mercado irá trazer à Região uma considerável mais-valia resultante não só do aumento das escalas em si, mas sobretudo pelos mais de 60 % de crescimento do número de passageiros, algo verdadeiramente importante para a nossa realidade.


Numa perspectiva estatística, estes números sugerem uma média de visitas semanais de 2 navios, o que será um dado inédito nos Açores. Segundo a mesma nota da empresa Portos dos Açores, serão os meses de Abril, Maio e Outubro, com habitual, as épocas de maior movimentação de paquetes de turismo nos nossos portos, resultado da época dos habituais reposicionamentos entre o continente americano e europeu. Assim, serão 29 escalas em Abril, 30 em Maio e 14 em Outubro.

Embora seja esta a vertente dominante, há a salientar ainda que no este ano visitam o arquipélago sete cruzeiros temáticos, numa perspectiva de destino e não apenas como ponto de passagem, em que o nosso arquipélago volta a receber a visita das mais emblemáticas companhias de cruzeiros da actualidade, como sejam a P&O, Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Cunard Line, Norwegian Cruise Line, Princess Cruises, Fred Olsen, Holland America ou MSC. Outros armadores de renome continuam também nossos habituais visitantes.


No que concerne a novidades, o grande destaque foi para o segundo dia do ano, quando o novíssimo Queen Elizabeth honrou Ponta Delgada com a sua estreia nos mares açorianos. Este navio, da lendária Cunard Line, inaugurou e encerra a temporada de cruzeiros relativa a 2011, nos Açores. Relevo ainda para as estreias do Celebrity Equinox (9 de Maio), Norwegian Epic (14 de Maio) e Aida Aura (3 de Setembro). Neste último caso, trata-se da primeira visita ao arquipélago da famosa companhia de cruzeiros alemã, Aida Cruises.
Ao longo do ano ocorrem estreias de navios como o Sea Cloud II (a 17 de Abril), Seadream I (1 de Maio), National Geographic Explorer (8 de Maio), Clipper Odyssey (19 de Maio) e Kristina Katarina (21 de Maio).


O grupo Carnival Corporation é o que mais se faz representar nas nossas ilhas com 21 visitas, seguido do grupo Royal Caribbean, com 10. Por companhia, destaque para a Sea Cloud Cruise, com 12 escalas, a P&O e a Hapag-Lloyd Cruises, com 10, a Celebrity Cruises, com 6, a Zegraham & Eco Expeditions, com 6, a Kristina Cruises, Cruise & Maritime Voyages e Classic Internacional, com 5 e ainda a Princess Cruises e Norwegian Cruise Line, ambas com 4 escalas.

São Miguel será a ilha que irá receber maior número de visitas, com 63 navios, seguida do Faial, com 14 e da Terceira 12.


Em virtude desta conjugação de factores, este ano, a Portos dos Açores estima que mais de 107 mil turistas visitem o arquipélago. Particular destaque para o dia 14 de Maio de 2011, dia em que são esperados cerca de 7.000 mil passageiros a bordo do Norwegian Epic, do Crown Princess e do Celebrity Constellation. Se adicionarmos os respectivos tripulantes, teremos 10.000 mil visitantes em Ponta Delgada, num só dia!
A confirmarem-se todas as escalas previstas, a Portos dos Açores estima que, este ano, poderá ficar marcado como “patamar de referência para os próximos anos, reiterando a ideia de que a aposta na construção e melhoria das infoestruturas portuárias foram decisivas no potenciar o papel dos Açores junto de uma indústria em franco desenvolvimento e que ajuda a atenuar os efeitos da sazonalidade do turismo na Região”."

Navios de cruzeiros devem registar aumento de mais de 60 por cento: Número de passageiros nos Portos dos Açores poderá crescer 66,5% este ano

Sem comentários: