quarta-feira, 10 de abril de 2024

INTERESSANTE MOVIMENTO DE NAVIOS DE CRUZEIROS AMANHÃ EM PONTA DELGADA

 

É já amanhã que o porto de Ponta Delgada irá receber a escala de três interessantes  e luxuosos navios de cruzeiro.

                            

Realce para a segunda escala do EVRIMA de um dos mais luxuosos e mediáticos Yacht Cruises da atualidade. Foi o primeiro de 3 luxuosos yacht cruises do grupo Ritz/Carlton Yacht Collection, (marca de cruzeiros e subsidiária da The Ritz-Carlton Hotel Company

Esta segunda escala em Ponta Delgada e no dia anterior na cidade da Horta resulta de um cruzeiro transatlântico de 13 dias e iniciado no passado dia 04 do corrente mês em San Juan de Puerto Rico e que contempla escalas em Hamilton na Bermuda, Horta e Ponta Delgada antes de terminar este itinerário em Lisboa no próximo dia 27. 

                            
Foi construído nos estaleiros espanhóis Astilleros Barreras Shipyard em Vigo entre 2021 e 2022, tendo custado a modica quantia de 250 milhões de euros. Possui 190 metros de comprimento e 24 metros de boca. Desloca 25.400 GT de arqueação bruta e tem capacidade para alojar 214 passageiros em ocupação normal, que poderão chegar aos 298 em ocupação máxima. A sua tripulação é composta por 246 elementos. 

                            

Disponibiliza 10 Decks, dos quais 8 são acessíveis aos passageiros, sendo cinco reservados para as suas luxuosas e exclusivas 149 suites com varanda e teto alto, aonde se incluem duas suítes Duplex de de 2 andares. 


                            

Quanto a sua altíssima e reputada gastronomia o EVRIMA oferece um total de 10 opções gastronômicas ultra-premium em locais intimistas com menus selecionados pelo chefes, em restaurantes de pequena capacidade, abertos 24 horas por dia e sem mesas reservadas ou horários de refeições fixos. Os passageiros podem comer quando quiserem, em vez dos tradicionais horários pré-estabelecidos para as refeições na maioria das companhias de cruzeiros. 


Todos os seus restaurantes merecem uma atenção muito especial. O Aqua Restaurant é feito em parceria com o famoso chef Sven Elverfeld (3 estrelas Michelin), que preside ao Ritz-Carlton's Aqua Restaurant em Wolfsburg, Alemanha. Tem capacidade para 28 lugares e oferece menu à la carte de 5 pratos e harmonização de vinhos premium. O Evrima Room é o restaurante principal do navio com capacidade para 140 lugares. O espaço foi pensado para se parecer com 10 pequenos restaurantes, com muitos recantos. O menu consiste em criações inspiradas localmente e muda diariamente para refletir os portos visitados. 


O navio oferece atividades baseadas no destino (apresentações a bordo por artistas e músicos locais), cozinha gourmet baseada nos itinerário (com produtos de origem local e pratos preparados por chefs locais). O entretenimento a bordo inclui apresentações ao vivo (jazz e clássica) e palestras profissionais (conduzidas por especialistas) e apresentações de mídia. Durante cada viagem, os hóspedes locais (artistas, palestrantes, chefs) embarcam no navio para vários atos de entretenimento ao longo do cruzeiro. O Wi-Fi em todo o navio é gratuito.


Os principais centros sociais do navio são "The Observation Lounge" no Deck superior, e o "The Living Room" (hall de entrada do navio / Atrium Lobby lounge, também funcionando como Café e Biblioteca). O navio não possui Teatro ou sala de espetáculos, nem Casino. Possui uma plataforma de marina na popa para desportos aquáticos, proporcionando acesso direto ao mar. A marina também é utilizada para festas ao ar livre e outros eventos. Este super iate Dispõe de 
 dois Jacuzzis, duas piscinas na popa e uma piscina no Spa.
Decididamente que estamos perante um verdadeiro super iate das mil e uma noite e por isso nao e de estranhar os valores praticados para quem quiser fazer um cruzeiro neste esplendido navio. Como curiosidade refira-se que este itinerário entre San Juan de Puerto Rico e Lisboa inicia-se nos USD 6900 por passageiro nas Terrace suites. 


         


Segundo as informações obtidas na JUL da Portos dos Açores o EVRIMA tem abordo neste itinerário 217 passageiros e 262 tripulantes, estando  a sua chegada proveniente da cidade da Horta marcada para as 07H30. Em Ponta Delgada fará uma escala "overnight", atendendo que só irá partir no dia seguinte pelas 18H00 com destino a Lisboa

                              

Outro dos visitantes deste dia será a do navio de cruzeiros BOLETTE, um dos navios adquiridos em 2020 pela operadora inglesa Fred Olsen Cruise Lines à Holland America Lines. Esta paragem em Ponta Delgada e a do dia de ontem na Praia da Victória está inserida num interessante cruzeiro de 13 dias denominado pela companhia como "13 Nights Round-Trip Islands of Azores, Crossing the Path of the Solar Eclipse" e, para além destas escalas no nosso arquipélago contempla paragens em Saint-Malo e Brest em França, Funchal e Leixões antes do seu regresso à cidade inglesa de Southampton.


O BOLETTE foi construído entre 1999 e 2000 nos estaleiros italianos de Fincantieri em Trieste para a HAL como Amsterdam, nome que ostentou até 2020 quando foi adquirido pela atual operadora. Possui 62.735 toneladas de arqueação bruta e tem como dimensões 237 metros de comprimento, 32,2 metros de boca e 8,2 metros de calado. Dispõe de 10 Decks de áreas publicas aonde se encontram os 702 camarotes com capacidade para alojar 1380 passageiros e 647 tripulantes. Neste itinerário o navio tem a bordo  1123 passageiros e 616 tripulantes.

Segundo informações disponibilizadas pela JUL da Portos dos Açores o navio tem a sua chegada agendada para as 06H30 e deverá permanecer atracado até ás 16H30, hora em que partirá com destino à cidade do Funchal.


Para fechar as escalas do dia teremos a escala do SPIRIT of ADVENTURE, um dos dois navios que compõem atualmente a aclamada operadora britânica Saga Cruises.

Este escala em Ponta Delgada é a primeira de um interessante cruzeiro  de 14 dias denominado "Round-trip Magical Madeira and the Azores" iniciado no passado dia 3 em Portsmounth e que contempla escalas em Lisboa, Porto Santo e Funchal no arquipélago da Madeira, seguindo-se Ponta Delgada, Horta e Praia da Victoria no nosso arquipélago.



Tal como o seu irmão gémeo SPIRT OF DISCOVERY é um navio de média dimensão, aonde é privilegiado o requinte e conforto de todos as suas áreas publicas, aliado a uma excelente gastronomia oferecida pelos seus 6 restaurantes. Temos que nos lembrar que esta companhia é destinada a um publico acima dos 50 anos, de bom poder económico e apreciador de roteiros inovadores.


O SPIRIT of ADVENTURE foi projetado nos estaleiros Meyer Werft, em Papenburgo, na Alemanha, e foi apenas o segundo navio construído para aquela companhia, atendendo que até aquela data todos os navios da Saga Cruises eram navios adquiridos em segunda mão. Embora tenho sido concluído em Setembro de 2020, a pandemia que tudo alterou, adiou a sua estreia para 26 de Julho de 2021.


O navio tem como principais características 236 metros de comprimento, 31 metros de boca, 7,4 metros de calado, 58,250 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para acomodar 989 passageiros e 570 tripulantes. Disponibiliza um total de 554 cabines, distribuídas ao longo de 10 Decks.


Segundo a informação disponibilizada igualmente na JUL da Portos dos Açores encontram-se a bordo 967 passageiros e 506 tripulantes, estando a sua chegada a Ponta Delgada programada para as 07H00, devendo a largada com destino á cidade da Horta agendada para as 19H00.

Sem comentários: