domingo, 14 de abril de 2024

NORWEGIAN ESCAPE ESTABELECE NOVO RECORDE DE PASSAGEIROS A BORDO DE UM SÓ NAVIO EM VISITA A PONTA DELGADA

                         
O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe amanhã dia 15 a  escala NORWEGIAN ESCAPE, um dos quatro navios da classe "Breakaway Plus" da conceituada operadora norte-americana Norwegian Cruise Line. 

Natural realce para os 4100 passageiros que o navio transporta neste cruzeiro, pois estabelece um novo recorde de passageiros desembarcados no arquipélago de um só navio.  


Esta passagem por Ponta Delgada faz parte de um roteiro transatlântico de 16 noites iniciado em New York no passado dia 25, com escalas em Kings Wharf na Bermuda, Ponta Delgada, Lisboa, Cádis, Málaga, Ibiza e Barcelona em Espanha, Cannes em França e Livorno antes da sua chegada a Civitaveechia no próximo dia 24.

Inaugurado em 2015, o navio foi construído nos estaleiros alemães de Meyer Werft em Papenburg, O seu custo foi de USD 920 milhões

Apresenta 333 metros de comprimento, 41,5 metros de boca e um calado de 8,5 metros. Possui 164.998 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade de alojamento para 4.266 passageiros em ocupação normal, mas que poderão chegar até aos 5.218 em ocupação máxima. A sua tripulação normal é composta por 1730 elementos. Neste cruzeiro o navio tem a bordo1603 tripulantes

Possui 20 Decks, 16 dos quais públicos e aonde em 12 estão instalados os seus 2174 camarotes, 1717 com varanda, 114 vista mar, 407 interiores e 82 stúdios individuais


Sobre o navio podemos afirmar que o NORWEGIAN ESCAPE é um navio muito bonito e apelativo e a  pintura do artista plástico natural de Nova Work Guy Harvey especializado em conservação da vida marinha transmitiu  ao mesmo um ar de modernismo e contemporaneidade.

Tal como os outros navios desta classe da NCL pode-se afirmar que o mesmo foi mais um navio revolucionário na industria de cruzeiros, principalmente pelo estilo de vida a bordo, mais conhecido por “freestylle cruising”, que permite aos seus passageiros desfrutarem de todos os espaços sem o rigor e etiquetas tão frequentes na maioria dos navios de cruzeiro. Os seus espaços ao ar livre, aonde estão sediadas as piscinas, jacuzzis e escorregas, permitem a que todos os que queiram o sol como companhia possam dispor de um bom numero de espreguiçadeiras nas diversas áreas descobertas do mesmo sem grandes problemas.


No que diz  concerne à restauração, o navio dispõe de 27 opções gastronómicas com cozinhas e paladares de diversas partes do globo, capazes de satisfazer todo o tipo de passageiro. Assim o "Garden Café Buffet ", tal como o seu nome indica é o restaurante mais informal, aliando um completo e esmerado serviço de "self-service",  mas, ao longo do NORWEGIAN ESCAPE estão espalhados outros espaços aonde é possível tomar o pequeno almoço e mesmo almoçar em ambientes mais calmos e reservados.


Para o jantar, os restaurantes principais "The Tropicana Room", "Taste" e "Savor", surpreendem pelo bom gosto e requinte da sua decoração. No primeiro a música está sempre presente pelo som de uma orquestra que nos transporta ao glamour de Miami dos anos 50, o que torna o jantar em momentos inolvidáveis e capazes de deixar um sorriso de satisfação, ao mesmo tempo que nos deliciamos com os diversos pratos apresentados. Para além destes existem  ao longo do navio diversos restaurantes temáticos aonde se pode usufruir diversos tipos de cozinha. mais exigentes apreciadores. O “La Cucina” surpreende os visitantes pelo  "look" muito mediterrâneo e agradável, oferecendo o que de melhor tem a cozinha italiana. O “Moderno Churrascaria” é o sitio ideal para os apreciadores dos sabores brasileiros. No "Cagney's Steakhouse", outro dos restaurantes temáticos, os apreciadores de carne têm ao dispor as melhores carnes e os melhores bifes. 


Igualmente o "Le Bristro”, localizado  no Piso 6 e a meio do  navio, é  talvez o restaurante mais  luxuoso e  requintado deste paquete. O requinte do seu espaço, recria um luxuoso restaurante francês. Também o "Bayamo" da responsabilidade do Chef Jose Garces é outra das novidades nos navios da NCL e apresenta o que melhor a cozinha cubana possui.

Mas é no Oriente e na sua cozinha que as melhores surpresas estão reservadas a todos os que se aventurarem nesse tipo de refeições, pois estão disponíveis três restaurantes asiáticos.


O Shanghai´s Noodle Bar dispõe de uma cozinha asiática muito diversificada e capaz de agradar a todos os paladares. Possui um serviço á la carte de comida chinesa com os seus sabores de contrastes, servidos num ambiente tipo snack-bar oriental. No restaurante "Wasabi" está disponível um verdadeiro manjar para todos os apreciadores dos tão afamados Sushi e Sashimi, preparados  numa miscelânea de deliciosos sabores, mas é no Teppanyaki que a cozinha oriental atinge um elevado nível.  


Mas o NORWEGIAN ESCAPE possui  outros espaços para que possamos passar bons e agradáveis momentos como o "'Sheenhan´s Bar & Grill", aberto praticamente 24 horas e a qualquer altura podemos deliciar-nos com os originais hambúrgueres e hot-dogs. 


Os seus espaços ao ar livre, aonde estão sediadas as piscinas, jacuzzis e escorregas, permitem a que todos os que queiram o sol como companhia possam dispor de um bom numero de espreguiçadeiras nas diversas áreas descobertas do mesmo sem grandes problemas. Para os mais novos e não só, existe uma série de 5 escorregas de grandes dimensões que convidam todos a uma experiência muito excitante e capaz de trazer muita adrenalina.

Segundo as informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores o NORWEGIAN ESCAPE tem a sua chegada a Ponta Delgada marcada para as 06H00 e deverá soltar amarras com destino a Lisboa pelas 15H00. 

fotos :  António Silva, NCL
texto : António Silva/Azores Cruise Club


Sem comentários: