domingo, 12 de maio de 2013

Visita a Bordo do Balmoral


 

Foi com enorme satisfação que um grupo de membros do ACC teve o privilégio de visitar o navio de cruzeiros Balmoral no passado dia 2 de Maio, facto pelo qual muito agradecemos a diligência, disponibilidade e simpatia do Agente de Navegação Bensaúde Shipping, na pessoa do Sr. António Rebelo, que nos possibilitou tal honra em colaboração com a Fred. Olsen Cruise Lines.


Oportunidade rara para conhecer de perto um dos navios desta operadora Britânica, um navio único. Para a biblioteca de bordo o Presidente (António Silva) do Azores Cruise Club ofereceu à simpática guia de visita um exemplar do livro bilingue Açores Ilhas de Sonho.
Construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg, foi inaugurado em Junho de 1988 com a designação Crown Odyssey. Integrou então a frota da já extinta companhia grega Royal Cruise Line, armador que mais tarde passou a pertencer ao grupo Kloster, liderado pela Norwegian Cruise Line. Passou a designar-se Norwegian Crown e navegou com as cores da NCL até 2006, embora tenha passado 3 anos fretado à Orient Lines.
Adquirido pelo seu atual proprietário em 2007, era um navio de menores dimensões e capacidade do que na atualidade, pois naquela data foi introduzida uma nova secção com 30 metros de comprimento (todos os 4 navios da Fred Olsen foram aumentados da mesma forma). 
 
 

Presentemente, o Balmoral mede 218 metros de comprimento por 28,2 metros de boca, 6,8 metros de calado, possuiu 43,537 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1425 passageiros com 512 tripulantes. 

 
 

Com 10 decks de passageiros, disponibiliza 744 cabines, das quais 562 têm vista para o exterior e 182 são interiores. Destaque para o facto de o navio dispor de 91 cabines individuais.
Quanto às comodidades a bordo, salientamos que todo o navio possuiu uma decoração elegante e sóbria, proporcionando um ambiente confortável e agradável em espaços como o Observatory Lounge, Braemar Room, Morning Light Pub ou o Neptune Showlounge. 

 

A nível da restauração a referência de destaque vai para o belíssimo Ballindalloch Restaurant, ainda que o Avon Restaurant ou o Spey Restaurant também primem por uma ambiência muito apelativa. Nos restantes aspectos, o navio apresenta os habituais espaços de lazer, como piscinas, SPA, ginásio, casino ou biblioteca.

 

Refira-se, por curiosidade, que este navio ostenta o nome do famoso castelo propriedade da rainha Elizabeth II, residência privada da monarca britânica na Escócia.

 

Sem comentários: