sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cada vez mais portugueses procuram viajar em cruzeiros

Autor: Erika Nunes


"Em Portugal, não há "números oficiais" sobre o mercado dos cruzeiros turísticos, porventura por este ser "muito reduzido", na perspectiva de Francisco Teixeira, director-geral da Melair, a empresa que representa a Royal Caribbean International no nosso país.

Sabe-se, todavia, que "é uma área do turismo em crescimento, também por via do aumento da oferta na Europa", que tornou os preços acessíveis a mais camadas da população.

Se, até recentemente, era demasiado caro o transporte de Portugal para os locais de partida dos cruzeiros mais populares (a ida para Miami podia acrescentar 900€ ao custo do cruzeiro), o advento das companhias de aviação low-cost veio, também, ajudar a que "os passageiros consigam ir daqui para Barcelona, por exemplo, apenas por 20 ou 30€".

O Mediterrâneo é, sem dúvida, o destino de cruzeiros mais procurado pelos 50 mil portugueses que, no ano passado, optaram por este tipo de "turismo do futuro, que permite fazer várias coisas durante as férias, sem ser estar na praia todo o dia".

Os passageiros são "cada vez mais novos, cada vez mais famílias e casais", de acordo com Francisco Teixeira, que justifica o fenómeno com a modernidade e o aumento da oferta de actividades a bordo dos novos navios que têm entrado ao serviço.

Em Portugal, o maior porto de cruzeiros é o do Funchal, este ano com um movimento de cerca de 255 mil passageiros até ao passado mês de Julho. Segue-se o porto de Lisboa, com quase 185 mil passageiros. Quanto a Portimão, estima-se que os 23600 passageiros do ano passado possam ter aumentado para 60 mil, com a intervenção feita para que o porto receba embarcações maiores.
"

Sem comentários: