terça-feira, 17 de agosto de 2010

Oriana escala Ponta Delgada e Horta

É já amanhã que regressa aos Açores o Oriana, navio emblemático da P&O Cruises. Desta feita irá escalar os portos de Ponta Delgada (pela quarta vez este ano) e Horta, no âmbito de um cruzeiro de 12 noites com partida e destino final no porto base do navio: Southampton. Depois de escalar os 2 portos Açorianos, o Oriana visita ainda a cidade do Funchal, Tenerife, Lisboa e Vigo. O porto da Horta será o único em que o navio terá de fundear ao largo, dadas as limitações de profundidade do cais. No entanto, e a julgar pelas condições meteorológicas dos últimos dias, o Oriana deverá encontrar excelentes condições para fundear na Horta.
De saudar a visita deste navio nesta altura do ano, época alta do nosso turismo, mas em época baixa em termos de escalas de navios de cruzeiros.


Recordamos agora alguns pormenores deste navio.

Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Azores Cruise Club


Voltaremos a ter um ilustre visitante nas Portas do Mar e no porto da Horta nos dias 18 e 19 respectivamente, nem mais nem menos que o Oriana, navio de cruzeiros da lendária Peninsular & Oriental Steam Navigation, hoje designada por P&O Cruises UK (doravante P&O), uma das mais prestigiadas companhias do género na actualidade e considerada como a responsável pela invenção dos cruzeiros.

Categoria: ****
Operadora: P&O Cruises
Contrutor: Meyer Werft (636) Alemanha
Tonegagem: 69,153 t
Comprimento:260.0m
Boca: 32,20m
Calado: 7,9m
Potência: 2x 4X MAN-B&W Diesel 47,750kw
Velocidade de serviço: 24 nós
Capacidade máxima de passageiros: 1928
Elementos de Tripulação: 760
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Bahamas
É um navio que patenteia uma elegância intemporal, fugindo aos modelos actuais de mega construções, pois apresenta-se com linhas elegantes, apelativas e sóbrias, tendência clara em corresponder às exigências do mercado a que se destinou, ou seja, ao mercado britânico.


Foi precisamente o primeiro navio propositadamente construído a pensar apenas nesse mercado, e a resposta aos intentos da P&O foi logo evidente pois rapidamente se tornou num grande sucesso e um dos navios favoritos dos ingleses. Aliás, acabou por se tornar nos anos 90 uma referência a vários níveis e um modelo de sucesso comercial. Apraz-nos ainda registar que é o segundo navio desta companhia a ostentar este nome. 


A P&O tinha como objectivo inicial construir o Oriana em estaleiros britânicos, mas nenhum tinha capacidade para dar resposta a um projecto desta dimensão, o que nos faz pensar que longe vão os tempos em que os estaleiros das terras de Sua Majestade eram reis e senhores no que à construção naval dizia respeito. 
Por este facto, foram os construtores de Papenburg, estaleiros Meyer Werft, na Alemanha que acabaram por executar o projecto. Acrescente-se que, até 1995, o Oriana foi o maior navio de cruzeiro construído naquele país. Foi nesta data que iniciou a sua actividade e como curiosidade refira-se que na cerimónia de baptismo e entrega do navio, em Southampton, esteve presente nem mais nem menos que a rainha de Inglaterra, Isabel II.
 


Actualmente, o Oriana está sediado em Southampton, porto de partida e também de chegada para cruzeiros à volta do mundo, Caraíbas, Fiordes, Báltico ou Canárias. Em 2006, foi profundamente remodelado em Bremerhaven, na Alemanha, numa intervenção que custou cerca de 13 milhões de euros. Nessa altura, o registo do navio foi alterado de Londres para Hamilton, na Bermuda, em virtude de assim poderem ser celebrados casamentos a bordo. 



4 comentários:

FranciscoM disse...

Neste momento chove na Horta e a previsão para o dia 19 aponta para chuva a partir da tarde e ventos de 40km/h. N sei se são condições tão perfeitas assim. Para PDL é esperado céu nublado, eventualmente com abertas e aguaceiros.

Bruno Rodrigues disse...

Neste momento chove na Horta ? Bem, eu estou no Pico há 17 dias, e chuva neste canal foi coisa que não tenho visto. Aliás os dias solarengos têm sido superiores aos verificados em Ponta Delgada pelo que tenho visto pela webcam hehe. Apenas ontem e hoje os dias têm sido mais nublados (e já está abrindo).
Quanto a previsões... são previsões... Aqui à dias soube que previam trovoada e chuva para um dia em que tivemos muito sol... Espero para ver. Acredito que muita gente no Instituto de Meteorologia está de férias...

Antonio Silva disse...

Caro Bruno,
Lá estarei logo pela manhã no farol do cais comercial para as fotos da praxe. Espero que consigamos fazer a visita ao barco.
O André que chega ás 7 da manhã de Boston está em pulgas para saber se sempre vamos visitar o barco
Quanto ao tempo amanha em termos de ondulação e vento será excepcional(max. 4 nós) e em termos de sol a coisa também estará muito boa pois acabo de ver o windguru e as previsões não poderiam ser melhores.

Abraço
António Silva

FranciscoM disse...

Apesar de tudo acredito que as coisas vão correr bem na Horta. Esperamos que haja participação por parte dos faialenses. Este será o maior navio a escalar o Faial nos próximos anos...