domingo, 14 de março de 2010

Memórias: Oriana

Texto: André Moura (ACC)
Fotos: Shipspotting.com


Será já na próxima 3ª feira, dia 16 de Março, que receberemos um ilustre visitante nas nossas Portas do Mar, nem mais nem menos que o Oriana, navio de cruzeiros da lendária Peninsular & Oriental Steam Navigation, hoje designada por P&O Cruises UK (doravante P&O), uma das mais prestigiadas companhias do género na actualidade e considerada como a responsável pela invenção dos cruzeiros.





Categoria: ****
Operadora: P&O Cruises
Contrutor: Meyer Werft (636) Alemanha
Tonegagem: 69,153 t
Comprimento:260.0m
Boca: 32,20m
Calado: 7,9m
Potência: 2x 4X MAN-B&W Diesel 47,750kw
Velocidade de serviço: 24 nós
Capacidade máxima de passageiros: 1928
Elementos de Tripulação: 760
Oficiais: Britânicos
Vida a bordo: Standard
Bandeira: Bahamas

É um navio que patenteia uma elegância intemporal, fugindo aos modelos actuais de mega construções, pois apresenta-se com linhas elegantes, apelativas e sóbrias, tendência clara em corresponder às exigências do mercado a que se destinou, ou seja, ao mercado britânico.





Foi precisamente o primeiro navio propositadamente construído a pensar apenas nesse mercado, e a resposta aos intentos da P&O foi logo evidente pois rapidamente se tornou num grande sucesso e um dos navios favoritos dos ingleses. Aliás, acabou por se tornar nos anos 90 uma referência a vários níveis e um modelo de sucesso comercial. Apraz-nos ainda registar que é o segundo navio desta companhia a ostentar este nome.



A P&O tinha como objectivo inicial construir o Oriana em estaleiros britânicos, mas nenhum tinha capacidade para dar resposta a um projecto desta dimensão, o que nos faz pensar que longe vão os tempos em que os estaleiros das terras de Sua Majestade eram reis e senhores no que à construção naval dizia respeito. 

Por este facto, foram os construtores de Papenburg, estaleiros Meyer Werft, na Alemanha que acabaram por executar o projecto. Acrescente-se que, até 1995, o Oriana foi o maior navio de cruzeiro construído naquele país. Foi nesta data que iniciou a sua actividade e como curiosidade refira-se que na cerimónia de baptismo e entrega do navio, em Southampton, esteve presente nem mais nem menos que a rainha de Inglaterra, Isabel II.


Actualmente, o Oriana está sediado em Southampton, porto de partida e também de chegada para cruzeiros à volta do mundo, Caraíbas, Fiordes, Báltico ou Canárias. Em 2006, foi profundamente remodelado em Bremerhaven, na Alemanha, numa intervenção que custou cerca de 13 milhões de euros. Nessa altura, o registo do navio foi alterado de Londres para Hamilton, na Bermuda, em virtude de assim poderem ser celebrados casamentos a bordo.


Informações adicionais sobre este navio e escala de Janeiro de 2010
Memórias: P&O Cruises

Sem comentários: