domingo, 13 de abril de 2014

Azores Cruise Club amplia parceria com a vesseltracker.com

Azores Cruise Club em parceria com a Empresa de Barcos do Pico concretizou a implementação de equipamento AIS fornecido pela vesseltracker.com nas ilhas do Pico e Flores ao abrigo de um acordo de parceria. Este equipamento AIS permite visualizar o movimento de tráfego marítimo num raio na ordem das dezenas de milhas náuticas em redor das referidas ilhas.


No âmbito da parceria o Azores Cruise Club suportou os custos de transporte dos equipamentos da Alemanha para os Açores, sendo que a Empresa de Barcos do Pico assegurou a implementação dos equipamentos nas suas instalações na Madalena do Pico e nas Lajes das Flores, bem como as necessárias condições de funcionamento contínuo. Na ilha das Flores trata-se efectivamente da primeira cobertura pública AIS disponibilizada online em tempo real para qualquer utilizador que se registe de forma gratuita no site da vesseltracker.com.

Em 2011 o Azores Cruise Club implementou a primeira antena em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, antena que continua a cumprir com as suas funções de forma bastante satisfatória, com baixa taxa de indisponibilidade.


O AIS (Automatic Identification System) é um sistema de monitorização de curto alcance utilizado em navios e Serviços de Tráfego de Embarcações (VTS). A convenção SOLAS (International Convention for the Safety of Life at Sea) da IMO (International Maritime Organization) requer que o AIS seja implementado a bordo de navios em viagens internacionais com 300 ou mais toneladas (GT) e todos os navios de passageiros independentemente do seu tamanho.

Os receptores AIS instalados nos Açores são hoje uma mais valia importantíssima para a segurança das embarcações, não só as de tráfego local e insular mas também para os grandes navios que atravessam o Atlântico Norte.

Referências:

Sem comentários: