domingo, 6 de abril de 2014

MS FRAM - ESTREIA ABSOLUTA DA HURTIGRUTEN NOS AÇORES


Esta próxima segunda feira, dia 7 de abril, assinala mais um importante momento na crescente dinâmica que o turismo de cruzeiros tem vindo a conhecer nos Açores. A estreia absoluta do operador norueguês Hurtigruten nos nossos mares é sinónimo que os esforços realizados em prol da promoção de portos e do destino têm sido apostas de sucesso. Acrescente-se que esta escala inaugural do navio Fram não é uma escala isolada, uma vez que o itinerário que está a realizar contempla ainda mais duas visitas no arquipélago, Pico, no dia 8 e Angra do Heroísmo, no dia 9. A tipologia de expedição que os noruegueses imprimem neste tipo de viagens é claramente adequada à realidade açoriana, o que pode significar que este operador tenha nos Açores uma referência para futuras escalas.


A opção da Hurtigruten pelo nosso arquipélago concretiza-se num cruzeiro de 11 noites, denominado The Best of South West, durante o qual os passageiros terão oportunidade de visitar as Canárias, Madeira e Açores. 
Com cerca de 200 passageiros a bordo, na sua maioria alemães e noruegueses, o Fram é aguardado em Ponta Delgada pelas 13h00, estimando-se que largue amarras pelas 20h00 horas, rumo à ilha do Pico, onde tem previsto ancorar pelas 08:00 horas do dia seguinte. No dia 9 de abril é aguardado no porto de Pipas para uma vista à ilha lilás. No mesmo dia, resume viagem até Lisboa onde finda este itinerário. 


De uma frota de 12 navios que percorrem o ano inteiro a costa norueguesa, o Fram destaca-se por ser praticamente o único que realiza cruzeiros por outras paragens, nomeadamente na Gronelândia, durante o Verão e Antártida durante o inverno europeu. A sua designação tem origem no mítico Fram, embarcação utilizada pelos famosos exploradores Fridtjof Nansen and Roald Amundsen em viagens de expedição no Ártico e na Antártida.
Construído nos estaleiros italianos Fincantieri, em Monfalcone, foi inaugurado em abril de 2007 e concebido para operar nas zonas polares. Com 114 metros de comprimento, 20 metros de boca e 5 metros de calado, possui 11,647 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 300 passageiros com 80 tripulantes. Disponibiliza 6 decks para hóspedes com um total de 132 cabines, 108 das quais com vista exterior. Referência ainda para um deck destinado a automóveis.

No que concerne a comodidades, começamos por realçar que a decoração interior retrata a ambiência de uma viagem de expedição, com variadas alusões às zonas polares. Não estamos na presença de um navio com os luxos e comodidades habituais nos grandes navios de cruzeiro que nos visitam. É claramente um navio ao estilo escandinavo, logo minimalista e destinado a um segmento de mercado muito específico, ou seja viagens a locais remotos do planeta. Neste contexto, não se espere animação a bordo mas sim briefings acerca dos locais a visitar e excursões a realizar.


As áreas públicas são em número reduzido e o nosso destaque centra-se no salão Quilac Observation, no Internet Café, nas duas Lecture Hall, no restaurante Imaq e nas várias zonas exteriores de observação.



Façamos votos para que seja uma estreia auspiciosa nos Açores e que a Região assuma-se como uma aposta deste operador para os anos vindouros.

O Açores Cruise Club vai estar presente na cerimónia de boas vindas a bordo do MS FRAM a convite dos seus agentes CMJ Rieff & Sons 

Para uma visita virtual ao MS FRAM clicar AQUI

fotos: Hurtigruten
texto: André Moura

Sem comentários: