domingo, 27 de abril de 2014

Thomson Dream Estabelece Record na Horta

 
Foto: Miguel Nóia (Horta)

O Thomson Dream foi Sábado o protagonista principal no elevar da fasquia relativa ao maior navio de cruzeiros que atracou no novo Terminal Marítimo da Horta. 

 Foto: Lídia Castelo (Horta)


O navio britânico estreou-se no Porto da Horta, tendo atracado no novo Terminal Marítimo, estabelecendo dessa forma com os seus  243,20 metros de comprimento, um novo recorde naquele caís.

Fotos: Miguel Nóia (Horta)

A interessante dimensão do navio atracado no novo terminal, dá um toque especial, à já de si bonita paisagem, que certamente os cruzeiristas a bordo do navio terão tido a oportunidade de apreciar. A manobra de atracagem, que merece registo, teve a assessoria técnica do Piloto da Portos dos Açores, Manuel Neves.

 Foto: Miguel Nóia (Horta)


Neste itinerário de 20 noites, estão programadas escalas em algumas ilhas das Caraíbas, Bermudas, Cartagena, Gibraltar e Valência. Efetuou Domingo a primeira escala no porto de Ponta Delgada, largando pelas 17 horas rumo a Espanha.

 Fotos: António Simas (Ponta Delgada)

Projetado nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg, foi inaugurado na década de 80, mais precisamente em maio de 1986. Teve a particularidade de ser o primeiro navio de cruzeiro a ser construído naqueles estaleiros, que, como se sabe, são atualmente dos mais afamados e concorridos para construção desta tipologia de navio. 

Fotos: Bruno Rodrigues (Ponta Delgada)

Curiosamente, foi também o único navio de cruzeiro lançado literalmente à água, visto que, desde então, todos os navios são construídos em doca seca, local que é, posteriormente, inundado para permitir a saída do navio.

Fotos: Eduardo Wallenstein (Ponta Delgada)

Quando integrou a frota do armador grego Home Lines, foi batizado Homeric e destinava-se a realizar cruzeiros nas Caraíbas e Bermuda. Em 1988 a Holland America Line adquiriu a Home Lines e o Homeric foi integrado na nova frota e com a designação Westerdam. 


No ano seguinte, o navio foi aumentado em 40 metros, pois foi-lhe acrescentada uma secção a meio, facilmente identificável em virtude das janelas serem maiores que as restantes. Em 2002 foi transferido para a italiana Costa Crociere, passando a operar como Costa Europa e em 2010 foi fretado pela TUI UK, por um período de 10 anos. Atualmente, é o maior navio operado pela Thomson Cruises.


Com 243 metros de comprimento, 29 metros de boca e 7,2 metros de calado, possui 53,872 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1506 passageiros com 650 tripulantes. Disponibiliza 9 decks para hóspedes com um total de 753 cabines, 501 das quais com vista exterior.



No que concerne a comodidades, começamos por realçar que, não obstante os seus 28 anos, é um navio apelativo, bem conservado e com muita procura no mercado britânico.


As áreas públicas são requintadas e muito confortáveis, como são os exemplos dos salões/bares Medusa Lounge & Bar, Argo Lounge, Ocean Bar ou Delo Bar. 


Ao nível da restauração, natural destaque para o Orion Restaurant, principal sala de refeições e ainda para o buffet Lido Restaurant e os temáticos Grill Restaurant e Sirens Restaurant. 


Duas piscinas, dois jacuzzi, o Ocean SPA, o Broadway Show Lounge, local destinado a espetáculos e a shopping area Broad Street completam as zonas públicas preferidas dos hóspedes.


A convite da CMJ Rieff & Sons, na pessoa de António Rieff, o Azores Cruise Club esteve representado por um membro da sua direção (Bruno Rodrigues) a bordo na cerimónia de boas vindas e troca de ofertas, tendo-se seguido um ship tour, conforme as fotos demonstram.

Fotos Interiores: Bruno Rodrigues (Aumentar)

Fotos Exteriores (Horta): Lídia Castelo, Miguel Nóia, Norberto Frayão (2014/04/26)
Fotos Exteriores (Ponta Delgada): António Simas, Carlos Carvalho, André Velho Cabral, Bruno Rodrigues, Eduardo Wallenstein (2014/04/27)
Fotos Interiores: Bruno Rodrigues (2014/04/27)
Texto : André Velho Cabral / Bruno Rodrigues

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