quarta-feira, 23 de abril de 2014

TRES NAVIOS DE CRUZEIROS EM PONTA DELGADA


Depois da chegada antecipada do Royal Clipper, o início da manhã desta quarta feira marcou o regresso do Legend of the Seas a Ponta Delgada, após longos anos de ausência. Pertença da Royal Caribbean, este elegante paquete encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, incluindo o seu roteiro visitas a Ponta Delgada, Cork, Le Havre, Zeebrugge e Amsterdam. Tem chegada aconteceu pelas 07H00 da manhã, tendo retomado a viagem pelas 15H00, rumo a Cork, na Irlanda.


Inaugurado em Maio de 1995, foi construído nos estaleiros Chantiers de L’Atlantique, em França, sendo o primeiro navio da classe Vision. Embora esta classe seja composta por navios com aparência bem distinta, excepção feita ao gémeo Splendour of the Seas.


É um dos mais antigos navios da companhia e é também um dos que mais locais diversos visitou, isto porque já realizou temporadas de cruzeiros na Europa, na Ásia, Austrália, Alasca, América do Sul, Pacífico e Caraíbas. Com 264 metros de comprimento, 32 metros de boca, 7,3 metros de calado, possui 69 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para transportar 2076 hóspedes e 720 tripulantes. O navio disponibiliza ainda 11 decks para passageiros, com um total de 900 cabines.

CMJ RIEFF & SONS
 O Azores Cruise Club realizou pela primeira vez uma visita a este interessante paquete, graças à disponibilidade dos seu agentes em Ponta Delgada CMJ Rieff & Sons, permitindo que 15 membros do clube pudessem conhecer este navio, principalmente depois das remodelações a que foi sujeito à dois anos. 

Depois de visitar a Praia da Vitória, o veleiro de cruzeiros Star Flyer, do operador Star Clippers, foi o terceiro navio a atracar no nosso porto, junto do Royal Clipper, completando um cenário deveras  interessante pois são navios da mesma frota. Proveniente das Caraíbas, mais concretamente de Philipsburg, capital do território holandês da ilha de St. Maarten, está a realizar um cruzeiro de 19 noites que tem como destino final Lisboa.

Construído nos estaleiros Scheepswerf van Langerbrugge, em Gent, na Bélgica, foi inaugurado no mês de Julho de 1991, sendo idêntico ao Star Clipper, que foi concluído no ano seguinte. Tem como principais características técnicas 112 metros de comprimento, 15 metros de boca, 5,6 metros de calado, possui 2,298 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 170 passageiros com 72 tripulantes. Disponibiliza 4 decks de passageiros com um total de 85 cabines.

Aqui ficam pois algumas imagens das escalas do dia de hoje em Ponta Delgada com destaque especial para a presença em conjunto pela primeira vez nos Açores de dois navios de cruzeiros da Star Clippers.





fotos : André Moura, Carlos Carvalho, António Silva
texto : André Moura/António Silva

Sem comentários: