quarta-feira, 16 de abril de 2014

PONTA DELGADA NO WORLD CRUISE DO NAVIO DE CRUZEIROS BALMORAL

foto : Carlos Carvalho
Depois do Ryndam, o terminal Marítimo das Porta do Mar recebeu hoje o navio de cruzeiros BALMORAL do conhecido armador Fred Olsen Cruise Lines. Com 1160 passageiros a bordo, maioria de nacionalidade britânica, esta foi a primeira de quatro visitas que o maior paquete da Fred Olsen tem previsto este ano nos Açores. Assinalamos a relevância deste importante itinerário, em virtude de se tratar de um world cruise que, mais uma vez, contempla uma escala no nosso arquipélago. 

foto : Carlos Carvalho
Construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg, foi inaugurado em Junho de 1988 com a designação Crown Odyssey. Integrou então a frota da já extinta companhia grega Royal Cruise Line, armador que mais tarde passou a pertencer ao grupo Kloster, liderado pela Norwegian Cruise Line. Passou a designar-se Norwegian Crown e navegou com as cores da NCL até 2006, embora tenha passado 3 anos fretado à Orient Lines. 
foto : José Couto
Adquirido pelo seu atual proprietário em 2007, era um navio de menores dimensões e capacidade do que na atualidade, pois naquela data foi introduzida uma nova secção com 30 metros de comprimento (todos os 4 navios da Fred Olsen foram aumentados da mesma forma). Presentemente, o Balmoral mede 218 metros de comprimento por 28,2 metros de boca, 6,8 metros de calado, possuiu 43,537 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1425 passageiros com 512 tripulantes. Com 10 decks de passageiros, disponibiliza 744 cabines, das quais 562 têm vista para o exterior e 182 são interiores. Destaque para o facto de o navio dispor de 91 cabines individuais.
foto : António Simas
Quanto às comodidades a bordo, salientamos que todo o navio possuiu uma decoração elegante e sóbria, proporcionando um ambiente confortável e agradável em espaços como o Observatory Lounge, Braemar Room, Morning Light Pub ou o Neptune Showlounge. A nível da restauração a referência de destaque vai para o belíssimo Ballindalloch Restaurant, ainda que o Avon Restaurant ou o Spey Restaurant também primem por uma ambiência muito apelativa. 
foto : António Simas
Nos restantes aspectos, o navio apresenta os habituais espaços de lazer, como piscinas, SPA, ginásio, casino ou biblioteca.
Refira-se, por curiosidade, que este navio ostenta o nome do famoso castelo propriedade da rainha Elizabeth II, residência privada da monarca britânica na Escócia.

O BALMORAL, que partiu pelas 16 horas com destino a Southampton aonde termina este longo cruzeiro, tem previstas mais três escalas nos Açores no próximo mês de Outubro.
foto : António Simas
fotos : António Simas, Carlos Carvalho, José Couto
texto : André Moura.

Sem comentários: